Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ABIFER na mídia – VI Simpósio de Engenharia Ferroviária contará com palestra inaugural da Conferência IHHA e apresentação de artigos técnicos

15.05.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Revista Ferroviária

Referência na disseminação de estudos e tecnologias no transporte de cargas sobre trilhos, o VI Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) volta ao formato presencial e recebe a palestra inaugural do Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER, Eng. Vicente Abate, às 9h10, do dia 17 de maio. No segundo dia do evento, haverá a participação do chairman da International Heavy Haul Conference (IHHA Rio 2023), Eng. Antonio Merheb, com palestra sobre a conferência, que acontecerá em agosto de 2023.

A programação do SEF contará com quatro sessões de apresentações de artigos. Duas acontecerão no dia 17 de maio, quarta-feira, às 11h40 e às 16h50, com foco nas áreas de infraestrutura e de logística/operações ferroviárias, respectivamente. No dia 18 de maio, quinta-feira, outras duas sessões serão realizadas. Dessa vez, as apresentações estão marcadas para 10h, com a temática sobre a área de vagões, e às 11h40, com foco em roda-trilho.

Os artigos técnicos aprovados pela comissão científica do evento serão publicados nos anais online do SEF com direito ao Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), importante identificador digital de produção bibliográfica. Outro destaque do VI SEF, é que dos artigos submetidos ao Simpósio, oito poderão ser apresentados pelos autores na programação do evento, além de apresentações também na forma de posters. Dos artigos selecionados para apresentação, quatro serão premiados como convidados para apresentação com poster no IHHA, com isenção de taxas de inscrição.

Com o tema “Ferrovia: inovação, eficiência e confiabilidade”, o Simpósio contará com diversas palestras e uma mesa-redonda dedicada a “Ferrovias Inteligentes: Desafios Atuais e Futuros”, que reunirá representantes da Vale, MRS, Greenbrier Maxion e Rumo. A mesa-redonda acontecerá no dia 17 de maio, às 14h.

“É muito importante participar de um evento que promove discussões relevantes sobre o setor ferroviário”, diz o diretor de manutenção de malha da Rumo, Alexandre Jacob. “Queremos mostrar a dinâmica dos desafios enfrentados na ferrovia, bem como os investimentos em tecnologia e inovação para desenvolver a infraestrutura, além dos caminhos e oportunidades para aqueles que sonham em ingressar neste mercado”, comenta o diretor.

Os interessados em participar do VI SEF podem se inscrever até o dia 10 de maio, em www.simposio-ferroviario.com.br. O evento é realizado em parceria com a VALE e tem as empresas MRS, RUMO, AmstedMaxion, Greenbrier Maxion, AmstedRail e Hubner, como patrocinadoras.

Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária

Em 2017, pesquisadores de diversas universidades brasileiras envolvidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre a temática ferroviária se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados das pesquisas em parceria pudessem ser apresentados.

Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que, em seu primeiro ano, foi encabeçado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desde a sua criação, o grupo de instituições envolvidas cresceu e conta também com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a POLI-USP e Instituto Militar de Engenharia (IME).