20.10.2022 | Assessoria de Imprensa | Notícias do Mercado
Fonte: BN Americas Data: 19/10/2022
A Autoridade Portuária de Santos (SPA), estatal que administra o porto mais movimentado do Brasil, selecionou um consórcio formado por três empresas para administrar sua malha ferroviária interna e aumentar a capacidade de carga.
O consórcio escolhido é formado pela Ferrovia Centro Atlântica, MRS Logística e Rumo, informou a SPA em nota.
As empresas assumirão um contrato de 35 anos e serão responsáveis pela gestão, operação, manutenção e expansão da ferrovia, e terão que investir cerca de 891 milhões de reais (US$ 169 milhões) nos primeiros cinco anos do contrato.
A ferrovia era anteriormente operada pela Portofer, controlada pela empresa de logística Rumo. O contrato da Portofer deveria expirar em 2025, mas foi encerrado mais cedo, pois a autoridade portuária busca aumentar a capacidade de movimentação de carga.
“A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização, e sua expansão é essencial para atender com eficiência a movimentação futura, que deve dobrar em 5 a 10 anos. Atualmente, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 MMt [milhões de toneladas] por ano e precisa chegar a 115 MMt por ano para transportar o volume das ferrovias que desembocam no Porto de Santos”, disse a SPA.