Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Autoridade Portuária de Santos seleciona consórcio para gerenciar malha ferroviária interna

20.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: BN Americas
Data: 19/10/2022

A Autoridade Portuária de Santos (SPA), estatal que administra o porto mais movimentado do Brasil, selecionou um consórcio formado por três empresas para administrar sua malha ferroviária interna e aumentar a capacidade de carga.

O consórcio escolhido é formado pela Ferrovia Centro AtlânticaMRS Logística e Rumo, informou a SPA em nota.

As empresas assumirão um contrato de 35 anos e serão responsáveis pela gestão, operação, manutenção e expansão da ferrovia, e terão que investir cerca de 891 milhões de reais (US$ 169 milhões) nos primeiros cinco anos do contrato.

A ferrovia era anteriormente operada pela Portofer, controlada pela empresa de logística Rumo. O contrato da Portofer deveria expirar em 2025, mas foi encerrado mais cedo, pois a autoridade portuária busca aumentar a capacidade de movimentação de carga.

“A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização, e sua expansão é essencial para atender com eficiência a movimentação futura, que deve dobrar em 5 a 10 anos. Atualmente, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 MMt [milhões de toneladas] por ano e precisa chegar a 115 MMt por ano para transportar o volume das ferrovias que desembocam no Porto de Santos”, disse a SPA.