Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Conheça o trem de alta velocidade que vai conectar Miami a Orlando no futuro

15.05.2018 | | Notícias de Mercado

RIO – A partir do próximo fim de semana já será possível viajar de Miami para Fort Lauderdale e West Palm Beach, no sul da Flórida, em um trem de alta velocidade. O serviço da Brightline prevê um ramal para Orlando, mas ainda não há data definida para a conclusão das obras e a chegada do trem à cidade dos parques temáticos.

São pouco mais de 100 quilômetros de ferrovia entre a Miami Central Station e o ponto final da ferrovia, em West Palm Beach. Mas o serviço representa uma alternativa ao transporte rodoviário, até hoje a única forma de se movimentar por esta região da Flórida.

O ramal de Miami, inaugurado para políticos locais e imprensa no último dia 11, começará a receber passageiros em 19 de maio. A previsão é de que as viagens entre Miami e Fort Lauderdale, as duas maiores cidades da região, durem 30 minutos. O trecho entre Fort Lauderdale e West Palm Beach já está em operação e também tem duração de 30 minutos, atingindo uma velocidade máxima de 127 km/h.

As operações em Miami serão baseadas na renovada estação ferroviária da cidade, a Miami Central Station, onde também chega o trem que liga o centro ao aeroporto internacional.

Turistas que estão em Miami já não precisam obrigatoriamente de um automóvel para visitar pontos turísticos mais distantes, como Palm Beach. E quem pousa no aeroporto de Fort Lauderdale (caso dos voos da Azul, a partir de Viracopos, Recife e Belém) também pode se deslocar a Miami usando transporte público.

A grande expectativa é pela abertura do ramal para Orlando, a partir de West Palm Beach. Mas as obras ainda estão em estágio bem inicial e não há previsão de quando a operação irá começar. Mas já se estima que as composições atingirão uma velocidade máxima de 200 km/h.

Fonte: O Globo
Data: 15/05/2018