Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CPTM retira restrições de velocidade no trecho elevado da Linha 13

17.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 17/10/2022

Nas últimas semanas o site acompanhou uma equipe da CPTM em uma série de visitas técnicas. Durante a visita na Linha 13-Jade foram abordados aspectos da sinalização do trecho e também da operação. Na matéria de hoje abordaremos as melhorias realizadas nas vias.

Via Permanente

Há alguns meses atrás, a Linha 13-Jade sofria com restrições de velocidade no trecho elevado. Levanta-se um importante questionamento: como um trecho novo pode ter limitações de velocidade?

Após apuração das equipes da CPTM foi constatado o problema. Equipamentos denominados ADT (Aparelho de Dilatação de Trilhos) estavam apresentando problemas de funcionamento, muito possivelmente por falhas na instalação.

Recentemente, novos equipamentos foram instalados nas vias e estão em fase de monitoramento para verificar se o seu funcionamento está dentro do esperado. A ação de troca necessitou de intervenções estruturais no tabuleiro onde a via permanente é instalada.

Fora este problema pontual, os especialistas da Diretoria de Operação da CPTM ressaltaram que os índices de manutenção da Linha 13-Jade são bastante elevados, ou seja, há baixa incidência de falhas.

AMVs estratégicos

Outra ação realizada para dinamizar os serviços da Linha 13 é a troca dos Aparelho de Mudança de Via (AMV) no trecho onde há conexão com a Linha 12-Safira. Os novos equipamentos minimizam a interferência entre os ramais permitindo manobras mais velozes.

Os AMVs aplicados possuem “jacaré móvel”. O jacaré é a parte central do AMV, geralmente uma peça maciça de aço onde os trilhos se cruzam.

Este modelo de equipamento requer maior ação de manutenção, já que conta com uma máquina de chave adicional, entretanto existe menor desgaste dos componentes, o que dá longevidade ao equipamento.

Sistema de câmeras

Um aspecto bastante inovador da Linha 13-Jade é a presença de câmeras de monitoramento ao longo de todo o trecho. Ligadas ao Centro de Controle Operacional, as equipes de segurança têm acesso a tudo o que ocorre nas vias, aumentando ainda mais a segurança ao evitar ocorrências como acesso indevido ou furtos.

As câmeras estão instaladas em diversos pontos, com destaque ao trecho elevado da via onde é possivel ver os equipamentos na margem oeste da via. Desta forma é possivel realizar a cobertura da maioria da linha, algo praticamente exclusivo da Linha 13-Jade.