06.11.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
A Motiva instalou na estação Paulista – Pernambucanas um totem com um código QR chamado de Carbonômetro, em que os passageiros poderão colocar suas viagens em todas as linhas de trens e metrô em um site aberto pelo código e calcular o quanto de CO? não foi emitido no trajeto.
Por enquanto existe um único totem na Linha 4-Amarela, e no link aberto pelo código QR o passageiro escolhe a estação de origem do trajeto e o destino final. Ao colocar as duas informações e solicitar o cálculo, o site devolve o quanto de dióxido de carbono foi economizado naquela viagem.
Outros dados disponíveis nos resultados incluem o quanto de gás carbônico será economizado fazendo o trajeto todos os dias por um ano e quantas árvores seriam equivalentes para absorver esse peso gerado em CO?.
Por exemplo, se colocamos o início da viagem na estação Paulista – Pernambucanas, e temos como destino a estação Vila Sônia Profa Elizabeth Tenreiro, uma viagem somente da Linha 4-Amarela, o cálculo afrima que seriam economizados 484,7 g de CO? do ar. Confira aqui para acessar o site e realizar o cálculo.
O totem irá computar todas as viagens adicionadas via celular para mostrar quanto de gás carbônico foi economizado em um período de tempo contínuo. A ideia é mostrar que cada usuário tem um grande impacto na redução da pegada de carbono utilizando o transporte público sobre trilhos em São Paulo.
O totem do carbonômetro é ferramenta para computar dados estimados pela Motiva
Segundo dados da Motiva, que tem a concessão das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda em São Paulo, além do VLT Carioca e o Metrô Bahia, a empresa retirou da atmosfera, entre 2023 e setembro de 2025, o equivalente a 937,2 mil toneladas de CO?, o que teria uma proporção de 5,2 milhões de árvores plantadas.
A empresa afirma que todas as viagens feitas em suas linhas tem consumo de energia originados de fontes renováveis, tornando o trajeto 100% sustentável.