28.08.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Revista Ferroviária Data: 26/08/2025
A Acciona deu início à instalação das portas de plataforma da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, começando pela futura estação Santa Marina. Segundo a companhia, a estação já tem mais de 81% das obras civis concluídas e está entre as mais avançadas do projeto. A implantação das portas deve durar cerca de um mês e meio e, na sequência, será estendida para outras estações. Ao todo, serão 720 portas deslizantes motorizadas (PDMs), com 48 em cada estação — 24 por plataforma.
As PDMs terão barreiras físicas para evitar incidentes durante a operação, como barras fixas e soleiras inclinadas. O sistema foi projetado para aumentar a segurança dos usuários, incluindo a redução do “gap” (espaço) entre a porta da plataforma e a do trem, o menor atualmente em operação na rede metroviária de São Paulo.
A Linha 6-Laranja é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade, sob construção da Acciona. O projeto prevê 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando a Brasilândia, na zona norte da capital, até a Estação São Joaquim, no centro. Com a entrada em operação, o tempo de deslocamento entre os dois pontos cairá de 1h30min de ônibus para apenas 23 minutos.