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ANTT recebe Fips, Antaq e APS para reunião sobre sistema ferroviário do Porto de Santos

23.05.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Data: 21/05/2024

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, na tarde desta segunda-feira (20/5) representantes da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), e da Autoridade Portuária de Santos (APS) para uma reunião de alinhamento em relação às previsões contratuais relativas à ferrovia e em relação às atribuições de cada entidade.

No encontro, João Almeida, diretor-presidente da Fips realizou apresentação acerca da constituição da concessão, que tem como objeto a gestão, manutenção, operação e ampliação da malha ferroviária interna ao Porto de Santos, investimentos realizados e obras em andamento. Exemplo das obras a serem entregues são pátios de celuloso que estavam previstos para meados de 2025 e que devem ser entregues ainda este ano.

Em abril deste ano, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery assinaram um acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de aprimorar o acesso ao Porto de Santos. O plano de trabalho ferroviário para o Porto de Santos inclui fiscalização, gestão da informação e regulamentação específica. “Estabelecemos parceria com órgãos e entidades envolvidas em toda essa operação. Um deles foi o acordo de cooperação com a Antaq, para compartilhamento da fiscalização e operação da malha ferroviária que fica dentro do Porto de Santos. Essas ações vão garantir os investimentos, mais eficiência e ampliar a capacidade de carga”, explicou Vitale na ocasião da assinatura.

Dentro do âmbito desse ACT, as ações conjuntas começaram com a visita técnica à Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) em abril. Com a nova demanda alavancada pelos prorrogação dos contratos da Rumo (R$ 2,95 bilhões) e da MRS (R$ 5,97 bilhões), gerou-se a necessidade de expansão da área ferroviária do Porto de Santos e, assim, o aperfeiçoamento da gestão da interoperabilidade entre as ferrovias.

“Para o escoamento da nova demanda de 115 milhões de toneladas ao ano, há a expectativa de R$ 1 bilhão em investimentos no prazo de 5 anos”, destacou Vitale.