Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Está chegando o Prêmio RF!

24.04.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Revista Ferroviária
Data: 20/04/2023

O Prêmio da Revista Ferroviária reúne, tradicionalmente, o mercado para uma grande celebração.  Em mais de 30 anos de trajetória, o evento se tornou o mais importante reconhecimento às empresas, profissionais e autoridades governamentais do setor ferroviário. Na 31ª edição, que marca o retorno da premiação pós-pandemia, Blairo Maggi, empresário do agronegócio e presidente do o Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), receberá o troféu Ferroviário do Ano 2022, durante um jantar festivo, no próximo dia 27, em São Paulo. As homenagens ao Ferroviário do Ano e a premiação dos vencedores ao longo das edições (desde 1990) refletem partes relevantes da história do setor no Brasil.

Na premiação de 2019, o grande homenageado foi Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo e ex-ministro da Infraestrutura. Ele foi escolhido Ferroviário do Ano de 2018 por sua atuação técnica no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado no governo de Michel Temer. Os resultados do trabalho como secretário de Coordenação de Projetos do programa de concessões foi o motivo para a sua escolha. Um dos projetos ferroviários incluídos no PPI naquele ano foi o leilão da Ferrovia Norte-Sul, cuja vencedora foi a Rumo Logística, no início de 2019.

Ao receber o prêmio, Freitas contou como teve início seu interesse pelo setor ferroviário. “Trabalhando no Exército fiz porto, rodovia, gasoduto, aeródromo, barragem, mas não fiz ferrovia. Ficou essa lacuna. Lá tive colegas que, com muita paciência, abriram mapas e estudos ferroviários”, disse o ministro à plateia.

Já na premiação de 2018, o homenageado da noite foi o atual vice-presidente e ministro da do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na época governador de São Paulo e candidato à Presidência da República pelo PSDB, ele ganhou o título Ferroviário do Ano de 2017 pela capacidade de destravar projetos de expansão da CPTM e do Metrô de São Paulo. “Eu adoro ferrovia. Para a região metropolitana ela significa qualidade de vida. É um transporte de alta capacidade”, declarou Alckmin durante a premiação.

Neste ano, a presença de Geraldo Alckmin também é aguardada na cerimônia. Ele aceitou o convite da Revista Ferroviária para entregar pessoalmente o troféu Ferroviário do Ano 2022 a Blairo Maggi.

Celebrações e história 

Lançada em 1990, a primeira edição do Prêmio RF, que celebrou os melhores do ano de 1989, aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro. O evento começou de maneira tímida, com apenas cinco categorias: Melhor Cliente (Minerações Brasileiras Reunidas – MBR); Melhor Consultora (Enefer Consultoria); Melhor Construtora (J.Ferreira Engenharia); Melhor Indústria (General Electric do Brasil); e Melhor Operadora (EF Vitória a Minas).

Além da premiação por categorias, o Prêmio RF foi responsável por instituir o título Ferroviário do Ano, uma homenagem às personalidades que mais fizeram pela ferrovia no ano anterior ao evento.

Veja aqui todos os homenageados desde 1990

O primeiro Ferroviário do Ano da história do Prêmio RF foi Olacyr de Moraes, conhecido na época como o Rei da Soja, pelo projeto de construção da Ferronorte, hoje Rumo Malha Norte, que chega até Rondonópolis (MT). O segundo Ferroviário do Ano, homenageado em 1991, foi Guilherme Quintella, escolhido pela ousadia de ter sido o primeiro empresário privado a comprar sete locomotivas para operar em linhas estatais em 1990.

Com o passar dos anos, a cerimônia foi ganhando corpo à medida em que o setor ferroviário ressurgia no período pós-privatizações, a partir do final da década de 1990. De lá para cá, personalidades ilustres foram premiadas como Ferroviário do Ano e se tornaram parte também da história da Revista Ferroviária, completou 83 anos de circulação ininterrupta em 2023.

Julio Fontana Neto recebeu o prêmio Ferroviário do Ano 2005 não só pelos resultados positivos da MRS, companhia da qual era presidente, mas, consequentemente, por sua contribuição para o setor ferroviário. Para ele, a revista segue como grande referência pessoal e profissional.

“Primeiramente gostaria de apresentar os meus sinceros parabéns à Revista Ferroviária pela sua longevidade e importância para o nosso setor. A RF é uma referência técnica para consultas, comunicação e informações. Quero também lembrar do meu querido, saudoso e grande amigo Gerson Toller, que sempre me incentivou e orientou em muitas horas de dúvida. Tive a honra de ser agraciado com o prêmio de Ferroviário do Ano e em outras categorias pelas ações dos times das empresas que dirigi. Por isso, quero me congratular com todos os premiados de hoje e do passado. Esse prêmio é o ápice e o sonho da carreira de todo ferroviário”, declarou Fontana.

Importância do agronegócio 

A fusão da Rumo com a ALL (América Latina Logística) – que deu ao grupo Cosan o controle da malha ferroviária em seis estados brasileiros levou à escolha de Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do Conselho de Administração da Cosan, como Ferroviário do Ano 2015. Sobre o premiação deste ano, Ometto faz uma saudação ao homenageado.

“Parabéns ao Blairo Maggi, Ferroviário do Ano de 2022, por representar a força do agronegócio e sua importância para as ferrovias. O setor ferroviário é fundamental no crescimento do nosso País. É sustentável, eficiente e, mais do que um meio estratégico para impulsionar a exportação de commodities, é uma alavanca econômica, social e ambiental para o desenvolvimento brasileiro”, diz, acrescentando que a Cosan, por meio da Rumo continua investindo no setor:

“Temos feito investimentos inteligentes para aumentar a eficiência no transporte, para impulsionar o desenvolvimento dos setores agronegócio e industrial, como a Malha Central, que liga os estados do Tocantins e Goiás ao Porto de Santos, por exemplo. É por isso que o Prêmio Ferroviário do Ano desempenha papel fundamental ao incentivar e valorizar a modernização do setor. Recebi o reconhecimento em 2015 como Ferroviário do Ano, e ele foi a comprovação de que nós, na Cosan, estamos atuando no caminho certo para o desenvolvimento do Brasil”, reforçou.

Jantar de premiação 

Os vencedores serão conhecidos num jantar festivo, precedido de coquetel, no dia 27 de abril, em São Paulo. Na ocasião, será entregue o troféu de Ferroviário do Ano de 2022 ao empresário do agronegócio e presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Blairo Maggi. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (Ferroviário do Ano de 2017), aceitou o convite da Revista Ferroviária para entregar pessoalmente o prêmio a Blairo Maggi.

Garanta seu lugar na cerimônia 

O Prêmio Revista Ferroviária é o maior e mais tradicional encontro social do setor ferroviário no Brasil. Garanta sua participação na 31ª edição da premiação.

Informações de convites para o jantar através do e-mail [email protected]