Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ESTADO apresenta Planejamento Ferroviário para prefeitos da região

15.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Olímpia 24 Horas
Data: 13/09/2022

A Estância Turística de Barretos sediou na manha desta terça-feira, 13 de setembro, a reunião de trabalho de retomada do modal ferroviário no Estado de São Paulo. O encontro aconteceu na Câmara Municipal, com a presença da prefeita Paula Lemos, do presidente da Câmara, Paulo Correa, do Coordenador do Grupo de Ferrovias do Estado, Dr. Luiz Alberto Fioravante, vereadores, empresários, prefeitos e secretários municipais de cidades da região.

Paula Lemos destacou que a concessionária Rumo deve iniciar o diagnóstico da malha férrea já no início próximo ano. “A Rumo tem esse compromisso. No ano de 2023 teremos a oportunidade de concluirmos, junto ao Estado, os estudos para que a Rumo possa iniciar a execução destes trilhos em 2024. A retomada da ferrovia, no sentido de escoar a produção, é muito importante pra Barretos e nós, que somos do agro, temos certeza que isso vai alavancar nossa cidade”, afirmou.

Coordenador do Grupo de Ferrovias do Estado, Fioravante explicou que em cada cidade onde as reuniões são realizadas se cria um grupo de trabalho, envolvendo municípios vizinhos, câmara, prefeitura e secretariado, para que as possibilidades sejam discutidas. “Nas primeiras regiões onde houve este trabalho já temos ações concretas da retomada da ferrovia e sugestão de criação de novas vias férreas”, disse. Ele citou as cidades de Itapeva, Ourinhos, Presidente Prudente e Presidente Epitácio.

Dieb Taha, prefeito de Colina, destacou as más condições da malha férrea regional. “Na nossa região, a ferrovia, além de ser abandonada, não tem os trilhos em toda a malha e não tem manutenção”, afirmou. Fioravante afirmou que a conservação da ferrovia é responsabilidade da concessionária. Taha pediu o apoio e a fiscalização do Estado.

Prefeito de Barrinha, José Marcos, apontou o desenvolvimento do município às margens da ferrovia e animação com os estudos de retomada do modal. No entanto, ele afirmou que a estrada está abandonada. “A estrada passa dentro da cidade e virou um depósito de lixo. Agora eu fico mais animado, com certeza será um projeto que vai nos ajudar muito”, completou.

Outro prefeito animado com a retomada é Sílvio Martins, do município de Pradópolis. Ele salientou a importância da ferrovia para o escoamento da produção das indústrias, citando que a maior usina de açúcar e álcool do Brasil está localizada em sua cidade. “Esse assunto é extremamente importante, que leva desenvolvimento para o Estado inteiro e para o Brasil. A gente fica animado porque a ferrovia atrai o desenvolvimento”, afirmou.

Atualmente, tramita na Assembleia Legislativa Projeto de Lei que dispõe sobre o Subsistema Ferroviário de São Paulo (SFE/SP), com ações que permitirão uma maior organização do transporte ferroviário estadual de cargas e passageiros e o uso da infraestrutura ferroviária, através de outorgas das espécies autorização, concessão, PPP ou até mesmo a administração de forma direta pelo estado.

Também participaram da reunião: Marcos Lúcio Correa, diretor de Turismo de Bebedouro; Henrique Balbino, de Monte Azul Paulista; Alan Willian, secretário municipal de Administração de Colômbia, representando os prefeitos das respectivas cidades; Matheus Kfouri Marino, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, e, de Barretos, os secretários municipais Carlos Henrique Gonçalves Lúcio, de Planejamento e Desenvolvimento; Adélia Bueno, de Desenvolvimento Econômico; Thyago Abraão, de Negócios Jurídicos; Roberto Arutim, de Indústria, Comércio e Emprego e Fabíola Correia, de Relações Institucionais e Comunicação, além dos vereadores Carlão do Basquete e Nestor Leonel.