Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Falta pouco! Concessionária anuncia reforma de ferrovia e trem Rio-Minas vai começar a receber turistas em breve

07.04.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: SFn Notícias
Data: 04/04/2022

Agora falta pouco para um grande sonho se tornar realidade! O único fator que até o momento está impedindo o início da operação do trem turístico Rio-Minas vai finalmente começar a ser resolvido, que é a reforma e manutenção de um trecho de 37 quilômetros de linha férrea por onde as duas locomotivas e 15 vagões irão passar, transportando até 870 turistas por viagem entre oito cidades dos estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Ao SF Notícias, a presidente da ONG Amigos do Trem, Cyntia Nascimento, informou que a obra vai começar ainda este mês, com previsão de entrega até dezembro, podendo ser entregue antes, gerando cerca de 250 vagas de emprego para os municípios de Três Rios, Chiador e Sapucaia. Com isso, a ONG pretende por finalmente o trem para percorrer os trilhos em janeiro de 2023. Foram anos de reuniões, negociações e debates até esse grande e importante momento. Embora ainda faltem 8 meses até janeiro, a reforma da linha férrea mostra que o projeto vai finalmente sair do papel. No último dia 29 a concessionária FCA/VL apresentou o Plano de Trabalho a ser realizado na Infraestrutura e Superestrutura ferroviária, que começará este mês.

Uma grande conquista, não só para a ONG, mas para todos moradores das regiões beneficiadas pelo projeto, principalmente para os amantes do trem; conquista que passa pelas mãos de Paulo Henrique do Nascimento, que idealizou e desde 2015 articulava a viabilização do trem turístico, após a desativação da linha que realizava transporte de bauxita, mas Paulo morreu em novembro de 2018, em decorrência de um câncer.

A Cyntia Nascimento, sobrinha dele, deu prosseguimento ao sonho do tio e de milhares de pessoas que querem retornar aos trilhos e reviver o passado. Pelo projeto inicial, trem turístico comtemplaria os municípios de Três Rios/RJ, Chiador/MG, Sapucaia/RJ, Além Paraíba/MG, Volta Grande/MG, Recreio/MG, Leopoldina/MG e Cataguases/MG, mas assim que começar a operar, o trem passará por Três Rios, Chiador e Sapucaia. Na sequência em que a linha férrea for sendo reformada, o projeto vai se estendendo para as demais cidades.

Antes mesmo de começar a funcionar o projeto já teve uma grande aceitação do poder público e de toda a sociedade. Comerciantes das cidades por onde o trem irá passar vão ter uma chance de aumentar as vendas. É o turismo ganhando força, e a história da ferrovia sendo preservada. No ano passado, quando o trem fez um deslocamento por algumas das cidades, atraiu os olhares de centenas de pessoas e reascendeu a esperança do passado voltar ao presente; do trem voltar a ser usado pela população.