Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren
  • Institucional
    • Institucional
    • Directionship
    • Team ABIFER
  • Members
  • Partners
  • Sectoral Data
    • Export Statistics
    • Production Statistics
    • Freight Operators
    • Passenger Operators
  • Communication
  • Contact

Ferrovia Vitória-Rio: ministro promete edital da EF 118 até dezembro

14.04.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado

Imprimir Notícia
Fonte: A Gazeta
Data: 11/04/2025

O ministro dos Transportes, Renan Filho, prometeu lançar o edital para a construção da Estrada de Ferro (EF) 118 até dezembro deste ano. O trecho vai fazer parte do Anel Ferroviário do Sudeste, conectando o Espírito Santo ao Rio de Janeiro pelas ferrovias.

A promessa do ministro foi feita na quinta-feira (10), em resposta a um questionamento feito por A Gazeta durante o programa “Bom dia, ministro”, do Canal Gov, e reforça a expectativa do secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, de fazer o leilão este ano.

“A Estrada de Ferro 118, a gente também pretende levar a leilão neste ano e garantir o bom andamento desse projeto, que vai fazer uma conexão da malha de Vitória a Minas, no Espírito Santo, com a malha da MRS, em São Paulo, passando pelo Estado do Rio de Janeiro”, declarou o ministro.

Na ocasião, o ministro disse que quer iniciar as obras de duplicação da BR 262 ainda neste ano, com recursos do acordo de Mariana, referente ao rompimento da barragem de rejeitos de minério ocorrido em 2015.

Ferrovia vai ligar o ES ao Rio

A perspectiva é que o investimento do governo federal na construção da ferrovia seja de R$ 3,38 bilhões.

O traçado da EF-118 está dividido em três segmentos principais:

  • Trecho Norte/Ramal de Anchieta – Da sua extensão total, o trecho de 80 km entre Santa Leopoldina e Anchieta deverá ser construído pela Vale, como contrapartida pela prorrogação antecipada das suas ferrovias, e passará a integrar o contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Para esse trecho, já foi definido o investimento de R$ 6 bilhões pela mineradora;
  • Trecho Central – Um novo percurso de aproximadamente 170 quilômetros ligando São João da Barra (RJ), passando pelo Porto do Açu, até Anchieta (ES);
  • Trecho Sul – Com cerca de 325 quilômetros, conectará São João da Barra a Nova Iguaçu (RJ) e deverá ser executado como investimento adicional, caso acionado pelo governo federal. Esse trecho, chamado brownfield, prevê a utilização de trechos existentes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no Email

Search

Categories

  • No categories

Recent Posts

  • ABIFER presente com o Movimento Mais Trilhos, Brasil! na NT Expo
  • Eagle apresenta soluções estratégicas e inovações para o setor ferroviário na NT Expo 2025
  • Na NT Expo 2025, a Empretec é um ponto de encontro estratégico para soluções no setor ferroviário
ACESSO RÁPIDO
    • Institucional
      • Institucional
      • Directionship
      • Team ABIFER
    • Members
    • Partners
    • Sectoral Data
      • Export Statistics
      • Production Statistics
      • Freight Operators
      • Passenger Operators
    • Communication
    • Contact
REDES SOCIAIS
CONTATO

Avenida Paulista, 1313
9º Andar - Conjunto 912

(11) 3289-1667

[email protected]


Cookies e Política de Privacidade
Termos e Condições Gerais

© 2013/ - ABIFER | Todos os direitos reservados.

Cookies


Usamos cookies em nosso site para dar a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies.


Acesse os Termos de Aceitação para obter mais detalhes: Política de Privacidade




Aceitar
Rejeitar

Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
SAVE & ACCEPT