Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Empresa sueca líder global em sensores, softwares e soluções autônomas apresenta ao mercado brasileiro plataforma de consciência situacional para proteção e vigilância de infraestruturas críticas usada em países como Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Suíça

07.04.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria de Comunicação
Data: 04/04/2022

Embora nas últimas décadas tenha ocorrido um grande retrocesso em investimentos no setor ferroviário no Brasil, muitas tecnologias hoje em dia consolidadas foram implementadas no setor no século passado e, devido à pressão por redução de custos e aumento de eficiência operacional, a evolução tecnológica ao longo dos últimos anos tem sido incremental.

Segundo Fábio Guerra, executivo de comunicação e marketing da Hexagon na América Latina – empresa líder global em sensores, softwares e soluções autônomas, alguns dados apontam um aumento relevante da população em áreas urbanas e a expectativa é de que esta proporção aumente ainda mais até 2050, o que resultará em uma demanda maior por infraestrutura. “De acordo com a International Energy Agency (IEA), a atividade global de transporte deve dobrar nos próximos 30 anos e, com isso, as expectativas de segurança para organizações de transporte ferroviário são mais altas do que nunca. Outro fator a considerar é que, a agenda ESG e as metas globais de descarbonização, demandarão maior produção e uso de energia renovável, a qual ocupará um maior espaço na matriz energética dos países e impactará todos os setores, inclusive o ferroviário que deverá ser protagonista na matriz de transporte, uma vez que ele gera menor impacto ambiental ao retirar caminhões das estradas, carros das ruas e até mesmo ser uma alternativa aos aviões, reduzindo massificamente o consumo de combustíveis fósseis, logo, a emissão de carbono”, explica.

A mais recente inovação da Hexagon para o setor de transporte ferroviário é uma nova plataforma de consciência situacional para proteção e vigilância de infraestruturas críticas, um sistema integrado que reúne três soluções: o Leica BLK 247, o HxGN OnCall Security | Guardian e o HxGN OnCall Dispatch e, que centraliza dados de câmeras, alarmes, sensores, sistemas e de diversas outras fontes em um único lugar. Sua interface inteligente simplifica a visualização dos dados e permite que o acompanhamento de toda a infraestrutura de segurança seja realizado por um quadro reduzido de profissionais por meio de poucos monitores.

“A plataforma automatiza tarefas e workflows, exibe relatórios e gráficos dinâmicos atualizados em tempo real e integra opcionalmente com órgãos de segurança pública, proporcionando uma visão completa do que está acontecendo na operação, além de fornecer recursos avançados que permitem prever ameaças, analisar cenários com precisão e responder a emergências de maneira ágil e eficiente”, conta Guerra.

Com a nova tecnologia, a Hexagon busca preencher importantes lacunas de tecnologia em organizações de infraestruturas críticas, ajudando-as a manterem serviços essenciais como transporte, abastecimento e comunicação funcionando de maneira contínua e segura e, ao mesmo tempo, a protegerem suas pessoas, ativos e propriedades. A plataforma já é utilizada em países como Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Suíça.

“O ano de 2022 deve ser promissor para as áreas essenciais, como as ferrovias, pois além de importantes marcos regulatórios e leilões realizados pelo setor público em todas as esferas (federal, estaduais e municipais), as concessões e parcerias públicos-privadas (PPPs) também devem alavancar os investimentos em tecnologia para a automação e segurança de infraestruturas críticas, um cenário favorável para a necessária transformação digital dessas organizações e consequente melhoria dos serviços fornecidos à população” finaliza o executivo da Hexagon.

Mundialmente comprovadas, as soluções da Hexagon apoiam as operações de mais de 2.500 organizações em 70 países, ajudando a proteger cerca 1 bilhão de pessoas. De pequenas cidades ou megalópoles, como São Paulo e Nova Iorque, a países inteiros como Alemanha e Nova Zelândia, as soluções de segurança da Hexagon apoiam organizações públicas e privadas em diferentes setores.

Saiba mais sobre o lançamento da Hexagon acessando o link: https://hxgn.biz/3CHBD2f.