Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Imperatriz será contemplada com o Projeto Novo Trilho

27.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Prefeitura de Imperatriz

Em reunião realizada nesta terça-feira (21), presencialmente e por videoconferência, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), juntamente com VLI Multimodal S/A e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), realizaram tratativas sobre a implantação do Projeto Novo Trilho no município. O encontro aconteceu no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim.

“O projeto é importante por que visa estimular atitudes sustentáveis por meio da destinação adequada de resíduos sólidos. Ele vem reforçar as ações da coleta seletiva que vem sendo executada desde o início da gestão do prefeito Assis Ramos. O próximo passo será assinatura do Termo de Parceria, entre Meio Ambiente e VLI, para em seguida implantar o projeto em nossa cidade, que será de grande relevância para o meio ambiente e para os agentes ambientais, que são os catadores de recicláveis”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Imperatriz será a primeira cidade do corredor Centro-Norte VLI, que envolve os estados do Maranhão, Tocantins e Ceará, a ser contemplada com a implantação do Projeto Novo Trilho. Objetivo é ampliar as perspectivas da reciclagem na cidade. A informação é da analista de Responsabilidade Social da VLI, Raquel de Oliveira Alvarez Batista.

“O projeto Novo Trilho é um projeto que transforma resíduos em valor e fomenta todo o ecossistema da reciclagem. Importante ressaltar que essa será a primeira unidade do programa a ser implantada na região de responsabilidade do corredor Centro-Norte VLI, com apoio da Prefeitura de Imperatriz, Secretaria do Meio Ambiente e VLI”, disse Raquel de Oliveira.

O presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, José Ferreira de Lima, “Seu Zezinho”, destacou que o Projeto Novo Trilho “vai incentivar ainda mais o projeto de coleta seletiva em Imperatriz, ampliando a geração de renda e mais oportunidade para os catadores de resíduos da cidade”, disse Seu Zezinho.

O Projeto Novo Trilho foi criado pela VLI, empresa de soluções logísticas, e o Banco de Resíduos WasteBank que tem foco no ecossistema da reciclagem e bancarização. A iniciativa visa estimular atitudes sustentáveis por meio da destinação adequada de resíduos sólidos, ao mesmo tempo em que promove a inclusão em comunidades, por intermédio da remuneração de agentes envolvidos no ciclo de coleta, sobretudo catadores, cooperativas, sucateiros e pequenos empreendedores