Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô seleciona empresa para estudos da Linha 16 até a Cidade Tiradentes

25.05.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 25/05/2023

O Metrô de São Paulo escolheu empresa para prestação de serviços técnicos especializados de geologia para o acompanhamento técnico, assessoria e controle de qualidade das atividades de sondagens geológicas necessárias ao desenvolvimento do anteprojeto de engenharia da Linha 16-violeta.

O novo eixo de transporte deve ligar a Cidade Tiradentes até a estação Oscar Freire. Terá 31,9 quilômetros de extensão e 23 estações.

A operadora apontou a empresa Moretti Engenharia Consultiva como a proponente com a melhor proposta, e agora a concorrente terá que apresentar os documentos necessários para sua contratação.

Fonte: Metrô de SP

Estudos de mercado

A expansão da malha metroviária vem considerando a obtenção de receitas não tarifárias em sistemas de transportes de alta capacidade como forma de aumentar a sustentabilidade de projetos no ponto de vista financeiro. A “verba extra” viria de centros comerciais vinculados a estações de metrô, entre outros.

Além de potencializar a geração de receitas não-tarifarias, esse estudo pode possibilitar uma melhor experiência de viagem do passageiro, com serviços e conveniências, além de empreendimentos imobiliários que trazem dinâmica ao entorno da estação e geram empregos.

Segundo relatório integrado 2022 da empresa, a Companhia do Metrô contratou consultoria especializada
para prestação de serviços técnicos de elaboração de estudos mercadológicos referentes as construções da futura linhas 19-Celeste (Bosque Maia – Anhangabaú) e 20-Rosa (Santo André – Santa Marina).

De acordo com a empresa, o objetivo destes estudos é fornecer parâmetros de projeto (diretrizes de comercialização durante as fases de concepção e durante o ciclo de vida dos empreendimentos) para subsidiar a elaboração dos projetos básicos de arquitetura e civil, especificamente quanto aos seguintes segmentos:

Empreendimentos denominados “Centros Comerciais” (neighborhood retail) integrados aos acessos das futuras estações;

Empreendimentos de médio e grande porte em terrenos adjacentes às estações e pátios?;

Diretrizes de projeto civil, arquitetura e instalações para os centros comerciais, abrangendo os aspectos dedes empenhos técnico e comercial, e legislação pertinente.

O documento aponta ainda que para 2023 estão previstas as contratações de estudos similares para expansão das linhas 2-Verde e 15-Prata e futuras linhas 16-Violeta e 22-Marrom.