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MRS implantará quatro vias novas para trens de carga na região da Estação Ipiranga

25.04.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 25/04/2024

 construção da Segregação Sudeste dos trens de carga da MRS deverá afetar um dos acessos da Estação Ipiranga. O plano de ampliação de vias deverá isolar a entrada a leste da estação.

O projeto da MRS faz parte dos compromissos assumidos com o governo federal para a renovação da concessão de trens de carga até 2056. Especificamente na região da Estação Ipiranga serão construídas quatro novas vias.

Destas vias, três serão destinadas para a segregação de cargas, onde haverá um pátio para cruzamento de trens, e uma via será utilizada para o pátio que será construído na região da Mooca.

Apesar da nova configuração de vias não afetar diretamente a estação e as linhas da CPTM, um dos acessos será obstruído, sendo necessário obras para a superação deste obstáculo.

A proposta é de que uma nova passarela seja construída entre a Rua Ilha Serigipe e o acesso leste da estação. Atualmente existe um corredor de acesso cortado por uma passagem em nível.

Ao mesmo tempo, segundo projetos da MRS, haverá a desapropriação de residências  lindeiras ao acesso e na quadra próxima. A ideia é promover a “melhoria urbana e acesso à passarela”.

O projeto da MRS preservará a faixa de domínio, de tal forma que existam áreas para a construção do futuro TIC Eixo Sul entre São Paulo e Santos.

A reconstrução da Estação Ipiranga, apesar de ser cogitada pela CPTM, não deverá ser de responsabilidade da MRS. Ao mesmo tempo, as obras de segregação não deverão impactar a construção da Estação Ipiranga da Linha 15-Prata do monotrilho.