Fonte: Revista Ferroviária Data: 03/11/2025
A MRS Logística anunciou a criação da MRS Hidrovias, nova frente operacional voltada à integração do modal ferroviário com o hidroviário. O projeto marca a expansão da atuação da empresa no mercado multimodal e prevê investimento total de R$ 1,5 bilhão, aplicado de forma faseada nos próximos anos. O objetivo é consolidar o crescimento no transporte de Carga Geral e oferecer soluções logísticas integradas e sustentáveis, conectando o Centro-Oeste à ferrovia em Pederneiras (SP), com destino aos portos.
O investimento contempla a aquisição e operação de comboios — formados por empurradores e barcaças —, além de locomotivas, vagões e outros equipamentos de suporte. O plano inclui ainda a construção de dois terminais multimodais: um Terminal Hidro Rodoviário em São Simão (GO) e um Terminal Multimodal em Pederneiras (SP), preparado para movimentar cargas via hidrovia, ferrovia e rodovia. A nova operação está associada à Hidrovia Tietê-Paraná, considerada estratégica para o escoamento de soja, farelo de soja, milho, celulose e outras commodities produzidas no interior do país, especialmente em Goiás e Mato Grosso do Sul.
Segundo a MRS, a integração entre ferrovia e hidrovia fortalecerá a competitividade do agronegócio brasileiro e contribuirá para a redução do Custo Brasil, combinando a experiência de 30 anos da companhia em transporte ferroviário com a eficiência da navegação interior.
Eficiência operacional e ganhos ambientais
A operação multimodal permitirá redução de até 71% nas emissões de CO? por tonelada transportada, em comparação ao modal rodoviário. Os novos terminais terão capacidade inicial de 2,3 milhões de toneladas por ano, com possibilidade de expansão para 4 milhões de toneladas por ano.
O empreendimento contará com equipamentos de alta performance operacional, como píeres de carga e descarga, armazéns, silos, sistemas automatizados de carregamento e descarga, linhas férreas interligadas à malha existente e comboios de empurradores e barcaças.
O terminal goiano de São Simão, adquirido recentemente pela MRS, passará por adequações estruturais e operacionais para integração ao modal hidroviário, com foco em maior eficiência no transbordo e na formação dos comboios. A previsão é que os dois terminais iniciem suas operações no primeiro trimestre de 2027.
Desenvolvimento regional e geração de empregos
O novo corredor São Simão (GO) – Pederneiras (SP) ampliará a conectividade logística entre o interior do país e o Porto de Santos, promovendo ganhos de produtividade, redução de custos e desenvolvimento econômico regional.
Durante a fase de obras, o projeto deve gerar 3.700 empregos diretos e indiretos, e outros 1.200 postos permanentes na fase operacional, totalizando 4.900 novas oportunidades de trabalho. A MRS também prevê o uso de sistemas automatizados de controle, monitoramento ambiental e supervisão remota, para reforçar a segurança e confiabilidade das operações.
“Mais do que apenas ampliar nossa capacidade de transporte, estamos contribuindo para a eficiência da logística nacional. Abrimos fronteiras para levar a excelência da MRS para outros modais de transporte, integrando o Brasil por estradas, trilhos e águas, permitindo que nossos clientes usufruam do melhor que os três modais têm a oferecer por meio de um único fornecedor logístico: a MRS. Esta é a primeira fase do projeto, mas já temos planos de expansão em análise”, afirmou Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS Logística.
Com quase 30 anos de experiência e 1.643 km de malha ferroviária nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a MRS reforça, com esse investimento, sua estratégia de expansão e seu compromisso com a inovação, eficiência e sustentabilidade no desenvolvimento da infraestrutura de transportes do país.
