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MRS tem recorde no transporte e na receita

22.03.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Revista Ferroviária
Data: 21/03/2024

O volume de carga transportado pela MRS cresceu 10,8% em 2023, na comparação com o ano anterior, alcançando 197,5 milhões de toneladas. Segundo a empresa, é o maior volume da história da MRS movimentado em 12 meses. No período, houve aumento no transporte de minério (+14,6%), com a reabertura de minas na região de Brumadinho, e de carga geral (+5,1%), que atingiu o recorde de 75,4 milhões de toneladas.

O desempenho nos trilhos se refletiu no faturamento. De acordo com a MRS, a receita bruta em 2023 foi de R$ 6,9 bilhões, o que representa aumento de 14% na comparação com 2022. A companhia ultrapassou R$ 3,4 bilhões em EBITDA, aumento de 20,5% em relação ao ano anterior, também o melhor EBITDA da história da MRS, assim como o lucro líquido, que alcançou a marca de R$ 1,2 bilhão, segundo o balanço da empresa.

Para Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS, 2023 foi um ano de decisões importantes, que vão refletir nos avanços da companhia. “Além de honrar os compromissos com a União, com a renovação da concessão, temos buscado investimentos contínuos em tecnologia e soluções sustentáveis e conseguido alcançar novos patamares em eficiência operacional e inovação. Aprimoramos o atendimento de excelência aos nossos clientes, expandimos a presença em novos segmentos, avançamos no desenvolvimento e integração das agendas ESG à estratégia da empresa. Vamos continuar avançando nestes e em outros projetos de expansão, buscando aumentar a participação do modal ferroviário na Região Sudeste”, revela.

Investimentos

A MRS investiu R$ 1,8 bilhão ao longo de 2023, entre outros, em obras previstas no caderno de obrigações da companhia. A concessionária entregou os investimentos esperados nos primeiros 12 meses da renovação da concessão (assinada em julho de 2022), com 18 ações/obras. No segundo pacote, que deve ser entregue até julho de 2024, serão 42 iniciativas, entre elas, a ampliação da capacidade da Baixada Santista, envolvendo novos pátios, recapacitação e sinalização de trechos da malha e sistemas de planejamento integrado, além de obras de implementação de viadutos.

Recentemente, a companhia anunciou a compra de 560 novos vagões gôndola (Greenbrier Maxion) e 30 novas locomotivas (Wabtec). Parte da entrega do material rodante começou neste primeiro trimestre de 2024 e, até o final de 2025, todos os novos ativos já estarão em operação, segundo a empresa.

No balanço de 2023, a companhia lembrou dos troféus “Melhor Operadora Logística” e “Melhor Ferrovia com Investimento em Preservação Ferroviária”, que ganhou no Prêmio Revista Ferroviária, realizado em abril de 2023. E do 1ª Edição do Prêmio ANTT – Destaques 2023, na qual venceu em três categorias (“Interação com a Sociedade”, “Atenção ao Usuário” e “Engenharia”), além de levar o “Troféu Ouro” na premiação especial de “Melhor Ferrovia na Atuação de Regulação Ferroviária”.