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Nos trilhos do desenvolvimento

28.07.2020 | | Notícias do Mercado

Obras na malha ferroviária garantem melhorias no sistema viário e geração de empregos

 

Três novos viadutos rodoviários vão dinamizar o sistema viário do município nos próximos cinco anos. As benfeitorias foram garantidas no contrato de renovação da concessão entre a Rumo Logística e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em maio. Os dispositivos vão transpor a linha férrea em dois pontos da região central e outro na região do Picerno, melhorando a mobilidade urbana e garantindo maior segurança para a população.

Por meio de emenda do deputado Dirceu Dalben (PL), já estão reservados R$ 5 milhões no Orçamento do Estado de 2020 para o início das obras do viaduto de ligação Centro-Nova Veneza, transpondo a linha férrea e o Ribeirão Quilombo.

A luta para a antecipação dessas obras viárias se começaram em 2017. “Hoje é um sonho que começa a ser realizado e que representará um crescimento exponencial para Sumaré nos próximos anos. Junto a essas obras há também a geração de empregos, a ampliação do transporte de cargas – que significa maior arrecadação aos municípios -, além de que, com as novas passagens sobre a linha férrea, também já estamos dando início à implantação do Anel Viário Orquídea, previsto no nosso Plano Municipal de Mobilidade Urbana”, comemorou o prefeito Luiz Dalben (PPS).

“Esse é um marco histórico para o desenvolvimento do nosso Estado, do país e de dezenas de municípios paulistas”, comentou o deputado estadual Dirceu Dalben, que intermediou diversas reuniões sobre o projeto.

PORTO SECO

Sumaré possui o maior porto seco da América Latina. Pela cidade passa praticamente toda a carga que é transportada pelas ferrovias do Estado de São Paulo e Centro Oeste do Brasil.

Nos próximos anos, a linha férrea será duplicada em Sumaré e região, gerando mais emprego à população, ampliando o transporte de cargas e ainda dando o start para a implantação do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Americana.

O contrato original da Rumo, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos. Segundo a ANTT, a renovação antecipada garante R$ 6 bilhões em investimentos em cinco anos para ampliar a capacidade do transporte de cargas da Malha Ferroviária Paulista (de 35 milhões para 75 milhões de toneladas); intervenções em 40 municípios paulistas, somando mais de R$ 1 bilhão, para minimizar conflitos entre a ferrovia e as cidades; a geração média anual de 7.000 empregos nos próximos dez anos.

 

Fonte: Todo Dia

Data: 26/07/2020