Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Revista consolida sustentabilidade como um dos valores da ANTT

28.03.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Data: 26/03/2024

Lançada recentemente pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, a revista Via Sustentável ressalta as iniciativas da Agência em 2023 que ajudaram a consolidar a sustentabilidade como um pilar fundamental de atuação. A ANTT tem como missão contribuir para o desenvolvimento nacional, assegurando serviços e infraestrutura de transportes terrestres adequados à sociedade. Mas esse desenvolvimento não é a qualquer custo. Ele precisa respeitar o meio ambiente, promover a inclusão social e garantir a prosperidade para as presentes e futuras gerações.

De acordo com o diretor-geral, Rafael Vitale, a revista destaca o compromisso da Agência com o desenvolvimento sustentável do país, retratado na missão, na visão e nos valores agregados sob o conceito de sustentabilidade. “A Via Sustentável, ao reunir ações e iniciativas desenvolvidas em 2023 pela Agência em suas funções precípuas ou em apoio a servidores e colaboradores, evidencia ser possível unir a busca por maior eficiência regulatória com respeito ao meio ambiente e promoção de benefícios sociais, enquanto se provê um ambiente de trabalho estimulante e acolhedor”, destacou Vitale.

Em 2023, uma das iniciativas em sustentabilidade da ANTT foi o Ciclo ESG, que objetiva a integração de boas práticas ambientais, sociais e de governança à cultura organizacional e aos contratos de concessão regulados pela Agência. O Ciclo ESG fundamenta-se em 4 pilares. O primeiro consiste no estabelecimento da sustentabilidade como princípio estratégico na ANTT. Este pilar é formado por iniciativas como a disseminação dos conceitos e valores contidos nos ODS da Agenda 2030, a inclusão de projetos estratégicos relacionados à sustentabilidade na Agenda Regulatória e no Plano de Gestão Anual, o novo Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) da Agência, e a criação da Coordenação de Gestão da Sustentabilidade no âmbito da Superintendência de Governança, Gestão Estratégica e de Pessoal (SUESP).

Para o ano de 2024, estão planejados avanços significativos, tanto através dos projetos que integram a Agenda Regulatória e o Plano de Gestão Anual da ANTT, quanto por meio de diversas parcerias estratégicas. Todas essas iniciativas estão alinhadas à promoção das revoluções regulatória, tecnológica e comportamental, preconizado pelo PROREV, de modo a concretizar transformações essenciais visando posicionar a ANTT como referência em regulação, moderna, eficiente e comprometida com o bem-estar da sociedade.