Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

VLI adquire 78 vagões para transporte de fertilizantes em ferrovia ao norte do Brasil

24.04.2023 | | Notícias do Mercado

 Fonte: CNN
Data: 19/04/2023

A companhia de logística VLI adquiriu 78 vagões Hopper HTT, próprios para o transporte de commodities agrícolas e fertilizantes, com o objetivo de incrementar a sua capacidade na operação do corredor norte, onde a empresa passará a transportar adubos a partir desse movimento.

A VLI, que tem a mineradora Vale como principal acionista, já é a maior transportadora de fertilizantes por ferrovia no Brasil, com esse tipo de carga respondendo por 11% do “mix” total movimentado pela empresa. Mas, atualmente, ela concentra o transporte de adubos na Ferrovia Centro-Atlântica.

A ampliação da movimentação de fertilizantes será possível com a inauguração do fluxo dessa carga no corretor que liga o Porto do Itaqui, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), onde a multinacional Mosaic prevê instalar uma nova unidade de mistura, armazenagem e distribuição de adubos.

“Temos resultados crescentes ano a ano no corredor Centro-Norte… Os novos vagões chegam para dar vazão a este crescimento natural de carga, acrescido dos volumes da nova operação de fertilizantes”, disse o diretor de Operações do Corredor Centro-Norte da VLI, Daniel Schaffazick, em nota antecipada à Reuters.

A iniciativa integra projeto para a implantação de um hub industrial, com empresas do segmento de fertilizantes, tradings do agro e outros setores no TIPA, em Tocantins.

Produtores situados numa área que abrange os Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal, poderão ser atendidos pelo projeto, que tem investimentos iniciais em torno de 200 milhões de reais.

A VLI estima que os novos vagões, que também podem transportar grãos, permitirão comportar 1,5 milhão de toneladas ao ano de potenciais novos volumes no corredor de fertilizantes do corredor norte.

Em 2022, a companhia movimentou 15 milhões de toneladas pelo corredor norte, versus 12,7 milhões de toneladas em 2021.

A companhia não revelou o valor do investimento na aquisição dos vagões por sigilo de contrato.

Os vagões Hopper HTT, desenvolvidos e produzidos pela Greenbrier Maxion, possuem três principais diferencias: redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil.

“Com todas essas otimizações, há um incremento na capacidade de carga por trem”, disse a empresa, destacando que outros diferenciais são o sistema descarga rápida e o revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão.

Seis locomotivas foram incorporadas à frota da VLI desde 2020 para aumento de capacidade da operação no Arco Norte. No mesmo período, a companhia adquiriu mais de 300 vagões para sua frota no corredor.