Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Fórum de Mobilidade ANPTrilhos reunirá representantes do novo governo em maio para discutir cenário do transporte público

24.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: SEGS
Data: 22/11/2022

Visando discutir o futuro da mobilidade urbana sobre trilhos, o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, evento da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, reunirá no dia 24 de maio representantes do novo governo federal, dos governos estaduais, formadores de opinião e convidados, em Brasília (DF).

“O Fórum de Mobilidade será uma grande oportunidade do setor metroferroviário apresentar e debater suas propostas para o desenvolvimento da mobilidade urbana sobre trilhos com o novo governo, contribuindo para o aprimoramento do transporte público brasileiro”, ressalta Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.

Programação

Com uma programação que aborda temas transversais e estratégicos para a realidade do País, a programação do Fórum de Mobilidade abordará o desenvolvimento do transporte metroferroviário urbano, a retomada dos trens regionais de passageiros, autoridade metropolitana de transporte, avanço dos projetos e a atração de investimentos.

Entre os temas a serem debatidos estão a importância do transporte sobre trilhos para a mobilidade dos brasileiros, os desafios a serem enfrentados e a necessidade de reestruturação do marco regulatório e da adoção de uma nova política de financiamento do transporte público.

Outra questão abordada será o impacto do transporte regional de passageiros no desenvolvimento da mobilidade, geração de emprego e renda, investimentos e aquecimento da indústria nacional.

O Fórum de Mobilidade proporá o debate sobre a autoridade metropolitana de transporte como agente de desenvolvimento da mobilidade estruturante, considerando o resgate do planejamento de longo prazo, dos investimentos continuados e da integração modal e, também, sobre o avanço da rede de atendimento de transporte e a ampliação da cadeia de fornecedores.

“O evento será uma contribuição para a aproximação dos entes governamentais e do setor na oportunidade de pautar as principais necessidades para o desenvolvimento do transporte metroferroviário brasileiro”, avalia Joubert Flores, Presidente do Conselho da ANPTrilhos.

A última edição do Fórum de Mobilidade foi realizada em 2018 e contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre presidenciáveis, ministros, governadores, secretários, iniciativa privada e representantes do setor, que se uniram para debater novas propostas. Com mais de 150 jornalistas presentes, o evento marcou as discussões presidenciais para a área de mobilidade urbana no Brasil.

Serviço:
Fórum de Mobilidade ANPTrilhos
Data: 24 de maio de 2023.
Horário: 9h às 18h.
Local: Unique Palace – Brasília (DF).
Informações: www.forummobilidade.com.br