Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Granel Química arremata terminal multimodal da Ferrovia Norte-Sul em Goiás

03.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor Econômico
Data: 30/09/2022

A Granel Química, empresa de armazenagem de granéis líquidos do grupo norueguês Odfjell no país, venceu ontem o leilão do Pátio Intermodal Santa Helena de Goiás, um terminal da Ferrovia Norte-Sul, realizado pela Valec.

Na primeira etapa, a Granel Química vai investir R$ 65 milhões para construção de um terminal com mais de 10 milhões de litros de capacidade para armazenagem de granéis líquidos, que pode chegar a 85 milhões de litros no decorrer do período de concessão.

O lote de mais de 41 mil metros quadrados está localizado às margens da Ferrovia Norte-Sul e contará com plataformas para carga e descarga nos modais ferroviário e rodoviário.

Em comunicado, a Granel Química destaca que Santa Helena de Goiás está no meio do chamado “cinturão da cana-de-açúcar“, responsável pela segunda maior produção de açúcar e álcool do país e produtor de biodiesel e commodities agrícolas.

Com a interligação dos portos de Itaqui, no Maranhão, e Santos, em São Paulo, pela Norte-Sul a partir de 2023, a movimentação de granéis líquidos na região será elevada, acrescenta a empresa.

O edital prevê para 2025 a conclusão das obras. “O futuro terminal é mais um importante passo da nossa empresa, alinhado com a criação de valor através de posicionamento de terminais multimodais para granéis em áreas estratégicas, capazes de transformar a logística local e oferecer excelência e competitividade”, diz em nota o gerente-geral da Granel Química, Edson Souki.