Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Lula diz que gerar empregos é obsessão

13.04.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor
Data: 10/04/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, em reunião ministerial que marca os 100 dias de governo, que “cuidar das pessoas” e a geração de empregos são suas “obsessões” e disse que vai “tirar o Brasil do mapa da fome novamente”.

O petista cobrou o lançamento do programa Desenrola e destacou que a população mais pobre precisa “se livrar das amarras das dívidas”. “A população mais pobre e classe média precisam ser livres das amarras da dívida. Precisamos lançar o programa Desenrola. Então, vamos desenrolar.”

O presidente prometeu para maio lançar o “Plano Safra do agronegócio, para garantir o desenvolvimento no campo”. “O Brasil cumprirá as metas de emissão de carbono e as metas do desmatamento zero. Marina Silva ainda está na fase de montar o que foi desmontado”, afirmou.

O chefe do Poder Executivo disse ainda que até o início de maio o governo anunciará a lista de investimentos para que os empregos saiam do papel. Ele afirmou que o programa de investimentos terá seis eixos: transporte, infraestrutura social, inclusão social, infraestrutura urbana, água para todos e transição energética.

“A Petrobras financiará pesquisas para novos combustíveis renováveis e retomará o protagonismo ampliando a frota de navios e gerando empregos nos nossos estaleiros. A Petrobras não é só uma empresa de Petróleo”, disse Lula, que emendou destacando a decisão de retirar estatais do programa de privatização, entre elas, os Correios.

“Tomamos uma decisão que as 44 empresas que queriam vender não vamos permitir. Conseguimos suspender 38 empresas que já seriam vendidas. Ainda estão tentando privatizar os Correios e vamos brigar para que não seja privatizado”, acrescentou.

Além de defender o aumento da construção de ferrovias para escoar a produção do país, o presidente afirmou que o governo equacionará as concessões de rodovias e aeroportos que, em sua avaliação, ficaram desequilibradas.

Ele sinalizou ainda que a transposição do São Francisco será retomada com a construção de obras importantes, como a adutora do Agreste, em Pernambuco e destacou que quer tirar do papel obras de prevenção a desastres causadas por cheias.

“Precisamos priorizar obras para acabar com as palafitas nesse país. Não sei se vamos conseguir contratar duas milhões de casas no Minha Casa, Minha Vida. Pode ser possível”.

Apesar das críticas recebidas por integrantes do Congresso, entre eles, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), as mudanças no marco legal do saneamento foram defendidas por Lula. De acordo com o presidente, os ajustes removem as amarras que impediam investimento no setor. “Vamos universalizar em 10 anos a oferta de água e esgoto.”

Saúde

Lula pediu que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, viabilize caminhos para que os brasileiros tenham acesso aos médicos especialistas.

“Vamos garantir medicamentos gratuitos como o Farmácia Popular e implantaremos rede médica especializada para consultas, exames e cirurgias com menor tempo de espera. Ministra Nísia, o SUS deve fazer convênio com toda rede médica de especialistas. Às vezes, o SUS não oferece médicos especialistas. Muita gente morre por não ter médico especialista”, disse Lula.

O petista afirmou que trabalha para garantir segurança daqueles que mais sofrem com violência. “Vamos unir Estados e municípios para evitar o massacre do povo negro. Precisamos garantir segurança às mulheres.”

Lula destacou ainda que o combate ao crime organizado será prioridade do governo e pontuou que não é só com arma que se combate o crime. “Ampliaremos ainda mais o diálogo com Legislativo e Judiciário.”

Apesar de parabenizar os ministros pelas entregas nos primeiros 100 dias de governo, ele disse que todos precisam se preparar para trabalhar ainda mais.

“Não podemos nos conformar”, disse. “Nosso compromisso não é só fazer estrada, portos, aeroportos. Temos uma tarefa a mais. É trazer o país de volta à civilidade.

Nossa tarefa, além de governar, é conversar muito. Camilo [Santana], você que é bom de conversa, nos ensine e nos ajude”, disse.