12.09.2022 | Assessoria de Imprensa | Notícias do Mercado
Fonte: Metrô CPTM Data: 12/09/2022
Em julho, mostramos que as escavações do poço principal da futura estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 6-Laranja, já haviam começado. Dois meses depois, a evolução da obra é bastante nítida: a profundidade do acesso já mais do que dobrou nesse período.
Uma das 15 estações previstas no projeto inicial da Linha 6, Higienópolis-Mackenzie será especial: trata-se da estação de Metrô mais profunda do Brasil – para alguns até mesmo da América Latina. Serão quase 70 metros abaixo da superfície, profundidade necessária para que o ramal passe a uma distância segura da Linha 4-Amarela que a cruzará na direção perpendicular.
Apesar da ligação prevista, o Metrô decidiu estabelecer o trajeto da Linha 6 a cerca de 300 metros da localização da estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4. Isso exigirá uma bela caminhada para os passageiros realizarem uma baldeação.
As imagens do canal iTechdrones, parceiro do site, mostram um segundo poço, de diâmetro menor, e que já atingiu uma cota ainda mais inferior. Pela posição, imagina-se se tratar de um ponto de ataque para construir justamente o túnel de ligação entre as duas estações de mesmo nome – questionamos a assessoria da Acciona, que constrói a linha, para entender sua função e atualizaremos a nota se houver uma resposta.
A estação mais profunda do país não será apenas um “buraco” de 69 metros. Como mostra o infográfico, parte da sua área abaixo da superfície foi aberta para abrigar bloqueios e salas técnicas. Trata-se de um desenho que lembra a estação São Paulo-Morumbi, mas numa escala maior.
Se por um lado o canteiro principal da parada mostra bastante avanço, o acesso secundário, do outro lado da Rua da Consolação apenas recentemtente começou a receber atividades. A Linha 6-Laranja, com 15,3 km e demanda para 630 mil passageiros diários, deve ser entregue no final de 2025.