Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Projeto de PPP para VLT em Brasília é apresentado a Conselho de Planejamento Territorial e Urbano

24.04.2020 | | Notícias do Mercado

Incorporação do modal será feita no eixo W3 Norte, W3 Sul até o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek

 

A proposta no âmbito de uma Parceria Público Privada (PPP) para implementação do Veículo Leve sobre Trilhos na Via W3, em Brasília, foi apresentada nesta quinta-feira, 23 de abril de 2020, por meio de videoconferência, ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).

A apresentação transcorreu durante a 70ª reunião extraordinária do órgão colegiado.

A incorporação do VLT será feita no eixo W3 Norte, W3 Sul até o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek.

O projeto apresentado considera duas premissas: fortalecimento da mobilidade urbana e a revitalização da via.

A implementação do modal prevê a integração com terminais rodoviários na ponta das duas asas e a requalificação urbana de becos, passagens e quadras nas imediações do VLT.

A apresentação do plano aos conselheiros do Conplan se deu com vistas a coletar contribuições, conforme estratégia adotada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) de promover o amplo debate que estarão na pauta para análise e deliberação dos conselheiros.

A audiência pública sobre a proposta ocorreu em 14 de abril e o prazo para envio de contribuições é até 30 de abril, por meio do endereço [email protected].

Para a secretária executiva de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giselle Moll, “a modernização do transporte é fundamental. O tema acompanha os estudos da Secretaria há, pelo menos, 20 anos. Inclusive o Plano de Preservação do Conjunto Urbano de Brasília (PPCub) considera o VLT na via W3”, disse.

Entre os questionamentos apresentados, os representantes da sociedade civil e do Poder Público buscaram entender melhor a viabilidade financeira do projeto orçada em R$ 2 bilhões (R$ 2.061.456.361,24), a ser executado em três etapas.

Como mostrou o Diário do Transporte, o Governo do Distrito Federal (GDF) publicou no Diário Oficial do DF em 23 de janeiro de 2019, edital de chamamento de manifestação de interesse para a implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na via W3.

O edital, lançado pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) solicita a apresentação de projetos, levantamentos, investigações e estudos de viabilidade para a construção do novo sistema.

A ideia do GDF é implantar um sistema de transporte, dentro do Plano Piloto de Brasília, ligando o TAS-Terminal Asa Sul ao TAN-Terminal Asa Norte, passando pela via W3, utilizando tecnologia VLT e sua extensão até o aeroporto.

vlt_gdf

 

Fonte: Diário do Transporte

Data: 23/04/2020