Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Projeto de Uberaba busca recuperar as memórias das ferrovias da região

13.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 12/03/2023

Um projeto de Uberaba busca recuperar as memórias das ferrovias da região. A iniciativa “Estação de Memórias” é do Arquivo Público e da VLI, empresa de logística. O objetivo é contar essa história por meio de relatos dos funcionários e de acervo histórico da cidade, com pedido para a comunidade contribuir com a exposição.

A Estação de Memórias busca resgatar a história ferroviária da cidade de Uberaba e preservar a memória do trem de ferro na região. A exposição apresenta aos moradores da cidade e visitantes a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento de Uberaba e entorno.

O projeto terá uma instalação de um ambiente na sede do Arquivo Público, que é uma antiga estação ferroviária. Os visitantes terão acesso a conteúdos históricos e interativos.

O projeto também tem a responsabilidade da ONG Agência de Iniciativas Cidadãs, ligada a empresa de logística, com o apoio Prefeitura e a Fundação Cultural de Uberaba. O superintendente do Arquivo Público, José Resende Filho, acolheu a ideia e reforçou como a ferrovia é protagonista da história de Uberaba.

“A chegada da linha férrea em 1889 transformou nossa cidade na ‘boca do sertão’, e as mercadorias que aqui chegavam eram distribuídas por todo o Brasil Central. Nesses mais de 130 anos, a ferrovia mudou Uberaba e a vida de muitos uberabenses que, de alguma forma, tiveram ligação com o trem de ferro”, declarou.

Os interessados em colaborar com o projeto, basta enviar o material pelo WhatsApp (31) 99731-8470, ou pelo e-mail [email protected], ou ainda presencialmente no Arquivo Público de Uberaba, após aprovação prévia pelo WhatsApp ou e-mail. As pessoas que doarem algum material serão creditadas e receberão documentação certificando a doação.