Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Retomada do Transporte Ferroviário é discutida em Rio Preto

15.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Site da Prefeitura de São José do Rio Preto
Data: 13/09/2022

A reorganização do transporte ferroviário paulista foi o tema da reunião entre o Grupo de Trabalho-GT Ferrovias do Estado de São Paulo e prefeitos de cidades da região metropolitana de Rio Preto, nesta segunda-feira, 12/9, na sede do Parque Tecnológico.

O objetivo do grupo de trabalho criado pelo governo estadual é elaborar o planejamento ferroviário e permitir a retomada das ferrovias no Estado com a organização do transporte de cargas e passageiros, e o uso da infraestrutura existente por meio de autorizações, concessões, parcerias público-privadas ou administração direta do Estado.

No encontro, foram discutidas alternativas de integração entre os modais logísticos de São Paulo (hidroviário, rodoviário e aeroviário) como forma de reduzir custos do transporte, a emissão de poluentes e aumentar a competividade da produção agrícola e industrial.

Segundo o coordenador do grupo de trabalho, Luiz Alberto Fioravante, o Estado de São Paulo tem 5.600 quilômetros de malha ferroviária, dos quais 2.560 estão abandonados por falta de investimentos federais.

“Acho de fundamental importância a discussão da retomada do transporte ferroviário, inclusive de passageiros, para desafogar as rodovias, investir em um modelo menos poluente e reduzir custos operacionais,” declarou o secretário de Planejamento de Rio Preto Orlando Bolçone.

O encontro, coordenado por Fioravante, teve a participação do prefeito Edinho Araújo; vice-prefeito e secretário de Planejamento Orlando Bolçone; secretário de Desenvolvimento Econômico Jorge Luis de Souza; Trânsito e Transportes Amaury Hernandez; do secretário-geral da Alaf (Associação Latinoamericana de Estradas de Ferro) Jean Carlos Pejo; prefeitos de municípios da região metropolitana; secretários municipais; e técnicos.