Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

1º Seminário de Tecnologia da ANTT traz experiências, tendências e possibilidades para melhorias nos transportes terrestres

14.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Data: 10/11/2022

Terminou, nesta quinta-feira (10/11), o 1º Seminário de Tecnologia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizado na sede da autarquia, em Brasília (DF), e transmitido no Canal ANTT no Youtube. Foram cerca de 15 horas de programação, uma imersão que contou com 25 convidados, entre palestrantes e painelistas de órgãos públicos, fabricantes, empresas de tecnologia e especialistas com experiência por bigtechs que, juntos, apresentaram tendências, oportunidades e possibilidades de tecnologias aplicáveis aos transportes, passando por tópicos como regulação, sinalização, conectividade e monitoramento.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, a congregação de conhecimento significa uma ampliação de olhares para a melhoria da gestão e deve se tornar recorrente no calendário da autarquia: “Os painéis trouxeram situações e instrumentos que já podem ser aplicados imediatamente – alguns, já estão sendo aplicados, testados, mas podem ser potencializados ainda mais. A tecnologia é uma ferramenta parceira que a gente precisa explorar cada vez mais e esse evento vai sempre propiciar esses momentos para reflexão.”

Os painéis que compuseram a programação reuniram especialistas que trafegam dentro de uma mesma temática do universo de transportes, aprofundando temas como tecnologias aplicáveis a veículos leves, carroceria, caminhões e locomotivas elétricas; soluções inovadoras para transporte e trânsito nas áreas de pedágio, gestão de tráfego, mobilidade urbana inteligente, segurança viária e veículos conectados; inteligência artificial para detecção de categorias de veículos e monitoramento utilizando tecnologia da informação.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a Confederação Nacional de Transportes (CNT) também estiveram presentes, trazendo à tona a tecnologia aplicável na operação, regulamentação e construção de obras.

O último painel do 1º Seminário de Tecnologia da ANTT apresentou aos participantes as Superintendências de Tecnologia da Informação (Sutec); de Concessão da Infraestrutura (Sucon); e de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc), que abordaram, respectivamente, tecnologias aplicadas aos novos contratos, à regulação dos serviços e ao monitoramento dos serviços de transporte de passageiros que vêm sendo executadas pela ANTT.

Na sequência, o chefe do Centro de Competência de ITS da Sinelec, Sebastiano Spano, ministrou a última palestra do Seminário: “Experiências internacionais no uso de tecnologia na Infraestrutura”.

Na avaliação do diretor Luciano Lourenço, idealizador do evento, o nível técnico e o conjunto de informações expostos estimulam novos encontros e perspectivas para as ações da agência: “Superou nossas expectativas, tanto em termos de conteúdo, quanto em termos de audiência. Saímos muito motivados e muito incentivados devido aos desafios que foram colocados aqui”, destacou, comemorando, ainda, os quase 4,5 mil espectadores do seminário.

Para aproximar ainda mais o trabalho da agência ao público presente, ocorreu uma visita ao Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO), ambiente que processa, armazena, analisa e transforma grande volume de dados em informações estratégicas para a supervisão e fiscalização dos serviços prestados, além de produzir soluções inovadoras que auxiliem no aperfeiçoamento das atividades realizadas pela agência.

O 1º Seminário de Tecnologia da ANTT segue disponível na íntegra para quem deseja assistir ou rever no Canal ANTT no Youtube.