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39ª ASPEN – Em São Paulo iBESC debate novas tecnologias de baixo carbono e eficiência de motores

02.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria de Comunicação do iBESC

O Instituto Besc de Humanidades e Economia (iBesc) realizou em São Paulo, na última terçafeira (26), a 39ª ASPEN (Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional) na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de forma híbrida, presencial e online. O Tema debatido durante a assembleia “Novas Tecnologias de Baixo Carbono e Eficiência de Motores”, vem de encontro com a demanda mundial sobre a logística verde e sua efetividade.

O objetivo da importante pauta levantada pelo iBESC nesta edição, segundo a presidente, Jussara Ribeiro, é fomentar a discussão sobre este tema que vem ganhando a mídia a nível mundial e precisa ser pensado em âmbito nacional com mais veemência. “É muito importante que nós passemos a debater internamente, com nossos especialistas, o que o Brasil tem de melhor em diversas áreas e é isso que o iBESC faz através da realização da ASPEN”, afirma Jussara.

De acordo com a presidente, é imprescindível destacar que o Brasil tem muito potencial no desenvolvimento de novas tecnologias de baixo carbono e também na eficiência de motores. “Não devemos esquecer que temos muito conhecimento e tecnologia desenvolvida no Brasil e que temos grandes reservas de combustíveis que não podemos ignorar. Aqui temos soluções energéticas que podem ser efetivamente distribuídas geograficamente com muito sucesso. Então precisamos realmente ampliar as discussões sobre esse tema”.

Durante sua apresentação na 39ª ASPEN, o diretor técnico de frotas da Aliança Navegação (Grupo Maersk), Carlos Rocha, apresentou dados e gráficos estatísticos sobre logística, fazendo um breve comparativo entre modais de transporte, os benefícios da logística integrada, a eficiência de motores marítimos de grande porte e outras tecnologias de baixo carbono.

A comparação entre os modais foi embasada na eficiência destes, com parâmetros importantes como o custo por tonelada transportada por quilometro, o tempo de entrega e agilidade, a questão securitária da carga e poluição ambiental. O modal rodoviário, segundo estudo levantado por Rocha, é o mais eficiente para curtas distâncias, até 200km, já o modal ferroviário é mais eficiente entre distâncias superiores a 200km até 1.000km e o modal marítimo fica mais eficiente acima de 1.000km.

Segundo Carlos, é importante pensar na logística como um todo para que se tenha o melhor resultado. “Não é possível falar de eficiência energética e eficiência operacional de um modal separado. Se vamos falar em eficiência é necessário abordar o tema da logística integrada”, destaca.

Lucas Lucena, gerente de Credenciamento de Máquinas e Equipamentos do BNDES, segundo palestrante da 39ª ASPEN, destacou as novas tecnologias, a baixa emissão de carbono, do ponto de vista de máquinas, equipamentos e sistemas, mostrou como essas tecnologias estão interligadas e para onde as informações do mercado estão apontando.

A busca pela eficiência energética do BNDES em máquinas e equipamentos, apontada por Lucas Lucena, está na melhoria da classificação de produtos para a formação de um catalogo mais eficiente com a categorização, selo ASG e de pegada de carbono. “Para isso buscamos parcerias com entidades especializadas de outros países para termos melhores produtos Finame do CFI do BNDES e ajudarmos o nosso cliente na melhor escolha”, destaca Lucena.

O palestrante ainda destacou que as estimativas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) indicam que a América Latina perde anualmente 17% da energia que gera e a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), indica que a indústria poderia economizar 4 bilhões por ano com a utilização de produtos energéticos mais eficientes. “O futuro nos mostra que essa discussão sobre o baixo carbono de produtos, de logística e tudo mais, é o caminho, não temos como fugir. Uma tecnologia puxa a outra para que dessa forma a gente alcance nosso objetivo de ter um planeta mais limpo”, concluiu.

Com a abordagem voltada para o setor das grandes indústrias montadoras de veículos, Marcus Vinicius Aguiar, diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Renault Brasil, explicou que as montadoras seguem políticas globais para a regulamentação com relação a emissão de CO2 e outros aspectos, e destacou a importância do Brasil começar a discutir a unificação dos ideais de futuro e consolidar a política pública de estado no país. “São vários desafios que temos hoje para o crescimento econômico e o Brasil precisa escolher onde vai investir na tecnologia automotiva para que possa ser um player efetivo no mercado mundial. São pontos que precisam ser levantados e discutidos entre o governo, sociedade e indústria para que tenhamos uma política de estado e sabermos o que vamos fazer no médio e longo prazo”, destaca Marcus sobre os investimentos e estudos que devem ser feitos pelo país nos próximos anos com relação a baixa emissão de CO2 e eficiência de motores dos automóveis.

Sobre a indústria ferroviária nacional, Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), destacou a importância desse modal que gera emprego e renda no país desde a fabricação das locomotivas. (Nota: a participação de Vicente Abate tem início a partir de 1h15 do vídeo).

Segundo Abate, as locomotivas melhoraram muito em desempenho na diminuição de emissão de CO2 com o uso do motor de corrente alternada e também com o uso de biodiesel. “As locomotivas no Brasil são de alta potência e desempenho, e já está sendo estudada uma locomotiva elétrica, 100% movida a bateria. Tudo isso para melhorar ainda mais o modal. Além disso, em soluções digitais, elas são de alta tecnologia em seu funcionamento, com mais eficiência, mais segurança, mais efetividade e zero carbono no caso da locomotiva a bateria”, pontua.

A 39ª ASPEN fomentou o debate sobre a logística verde com importantes palestrantes de diferentes segmentos para que o Brasil possa dar voz e ampliar assuntos como esse, que necessitam de mais atenção a nível nacional. No próximo dia 3 de maio, a partir das 16 horas de Brasília, será realizada a 40ª ASPEN que vai debater “Abastecimento, Políticas Públicas e Eficiência Logística”, diretamente da sede do grupo Ultra, em São Paulo.

Para assistir o vídeo da 39ª ASPEN, acesse https://www.youtube.com/watch?v=Z0M0_9hTfN4&t=247s.

Data: 02/05/2022