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A SUSTENTABILIDADE DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO NO CONGRESSO SAE BRASIL

28.10.2019 | | ABIFER News

Foto: SAE

A 28ª edição do Congresso SAE Brasil 2019, no São Paulo Expo, foi um sucesso de público e conteúdo. Destacados especialistas da Engenharia da Mobilidade discutiram as mais atualizadas pesquisas e desenvolvimentos em sistemas de propulsão, direção autônoma, eficiência energética, sistemas avançados de assistência ao condutor e sistemas inteligentes de transporte.

O transporte sobre trilhos também esteve na pauta do Congresso. No dia 16, aconteceu o Painel Ferroviário e foram destacadas as iniciativas desenvolvidas no setor e a importância do aumento do modal na matriz de transportes do Brasil.

Vicente Abate, presidente da ABIFER, foi moderador do painel que contou com as participações dos executivos João Silva Júnior, gerente geral de Engenharia e Centro de Controle da VLI; Petras Amaral, head de Inovação da Marcopolo Rail e Rodrigo Cordeiro, gerente de Engenharia de Desenvolvimento da Greenbrier Maxion.

Durante a moderação, Abate considerou que o Governo Federal deverá mudar a matriz do transporte brasileiro para que os trens possam realizar trechos de longa distância. “Com um sistema ferroviário eficiente será possível interligar o País, escoar a produção, transportar pessoas e criar uma oferta de frete mais barato e atraente”.

Na pauta governamental existem muitos projetos de expansão que podem ser atrelados a investimentos de algumas concessionárias. O Brasil é naturalmente voltado às commodities, mas, por outro lado, também tem a capacidade para criar paradigmas na demanda industrial como o vagão double stack, que incentiva o setor logístico ferroviário a buscar novas tecnologias para balancear a matriz de carga brasileira.