Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ABIFER celebra 45 anos com evento e lançamento de livro

08.09.2022 | | ABIFER News

Uma noite para marcar mais de duas décadas de muita luta pelo setor metroferroviário. Dessa forma pode ser resumido o evento que celebrou os 45 anos da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), no último dia 29 de agosto. Com presenças de autoridades governamentais, dirigentes de entidades, operadoras ferroviárias e executivos da indústria, a ocasião também contou com o lançamento do livro comemorativo ABIFER 45 anos.

“A ABIFER celebra 45 anos de existência com tamanho orgulho, resultado do trabalho exaustivo de suas associadas e de sua equipe em prol do desenvolvimento sustentável do transporte ferroviário de cargas e de passageiros e da nossa indústria.” Esse é o trecho que inicia o prefácio do livro, assinado por Vicente Abate, presidente da ABIFER.

Durante a festa, o dirigente destacou o esforço dos envolvidos – equipe, editora, patrocinadores e apoiadores – para a materialização da obra e fez questão de enaltecer o trabalho de cada uma das associadas, de autoridades e entidades irmãs para o avanço do setor metroferroviário no Brasil.

Para acessar o vídeo da campanha #FeitoNoBrasil, lançado durante o evento, clique aqui.

“Nosso setor é de suma importância para a economia e progresso nacionais. Esses 45 anos foram marcados por muita luta para que nossas ferrovias fossem em maior número e, cada vez mais, de melhor qualidade. Um país desenvolvido precisa de todos os seus meios de transporte integrados e em permanente inovação e crescimento, seja para cargas ou passageiros. Somente assim, teremos uma economia cada vez mais forte. Conseguimos muitas conquistas, mas ainda há muito a se fazer para que, enfim, sejamos reconhecidos como um país ferroviário. Devemos, sim, olhar as lutas do passado, com algumas derrotas e muitas vitórias, para que o futuro seja ainda melhor. A ABIFER, como preconiza sua missão, sempre defenderá e fomentará o crescimento da indústria ferroviária brasileira, pois ela é estratégica para o Brasil”, defendeu Abate.

Livro ABIFER 45 anos – O livro comemorativo contou com o patrocínio de 36 marcas que o abrilhantaram e possibilitaram sua publicação. A obra, de 208 páginas e sete capítulos, procura mostrar como a ABIFER, desde sua fundação, promoveu ações em prol do setor. Traz, ainda, um capítulo especial dedicado às mulheres ferroviárias. O livro contou com a importante colaboração da ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, da ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários e de suas associadas, com a cessão de imagens.

A publicação tem o patrocínio Diamante de AmstedMaXion, Greenbrier Maxion e Retesp. Como patrocinadores Ouro, Advantage Austria, Cavan, Condutec, Ibrafer, Marcopolo Rail, Plasser & Theurer/Plasser do Brasil, Railway Systems, Randon, Robel e Voith. Já nos patrocínios Prata, Aerom, Alstom, Amsted Rail, Brastan, CAF, CBFA, Eagle, ESG Urbes, Fras-le, Frauscher, Goldschmidt, Harsco, Hyundai Rotem, Metisa, NT Expo, Pandrol, Progress Rail, Riosulense, Timken, Transfesa, Vallourec, Villares Metals e Wabtec.