Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ABIFER manifesta indignação à Audiência Pública do BRT de Cuiabá

11.05.2021 | | ABIFER News

Durante a Audiência Pública do BRT de Cuiabá, em 07 de maio de 2021, as autoridades do Estado de Mato Grosso utilizaram a maior parte do tempo para comentar pontos jurídicos extemporâneos e não trouxeram esclarecimentos sobre o projeto e os fundamentos técnicos da alteração do VLT pelo BRT.

A ABIFER não conseguiu realizar sua manifestação durante a referida Audiência, devido a uma interrupção inesperada e injustificada dos trabalhos.

Ainda na mesma data da Audiência e de acordo com o regulamento, a entidade enviou à SINFRA – Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Governo de Mato Grosso sua indignação com o ocorrido, como segue:

1) Refutamos integralmente a tendenciosa apresentação técnica feita pelo Sr. Rafael Detoni e corroborada pelo Sr. Marcelo de Oliveira, que absolutamente nada acrescentou ao PowerPoint do Governador de Mato Grosso, quando de sua equivocada decisão de trocar o VLT Cuiabá a Várzea Grande por um BRT, em 21/12/2020, noticiada pelo Diário do Transporte.

2) Causou-nos profunda estranheza também, que o Sr. Detoni, quando questionado sobre a inexistência de um Projeto Executivo do BRT, tenha alegado, ironicamente, que não seria necessário um Projeto Executivo para calcular a tarifa técnica do BRT. Parece que o mencionado “técnico” não sabe que um Projeto Executivo de um sistema de transporte, ou mesmo de qualquer outro tipo de construção, é peça fundamental para que se estabeleçam elementos técnicos para a boa execução de uma obra. É por esta razão que vemos obras inacabadas, aos milhares, no Brasil.

A falta do Projeto Executivo do BRT impede qualquer comparação técnica, minimamente razoável, com o VLT.