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ABIFER NA MÍDIA – Descarbonização dos ativos do setor ferroviário é pauta na NT Expo Xperience

27.11.2020 | | Notícias do Mercado

A excessiva dependência dos combustíveis fósseis é uma página que está sendo virada pelo setor ferroviário que busca soluções para a eletrificação do sistema de transporte. A descarbonização da operação ferroviária foi uma das temáticas de destaque na programação da manhã da NT Expo Xperience, evento 100% digital voltado para o setor ferroviário, que chega ao último dia nesta quinta-feira, 26.

O painel ao vivo sobre o tema contou com a moderação do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, que salientou a ativa participação da indústria ferroviária brasileira em oferecer às concessionárias novos equipamentos, serviços e tecnologias fabricados com o viés sustentável como prioridade.

Gerente do Programa Powershift da Vale – mineradora e uma das maiores operadoras de logística do país -, Alexandre Salomão Andrade apresentou no painel a agenda de sustentabilidade da companhia que pretende atingir a meta de ser carbono neutra até 2050. “As ferrovias da Vale são responsáveis por 10% do total das emissões de carbono da companhia. Temos como objetivo fazer a transição de uma matriz fóssil para outra baseada em fontes renováveis, por isso, em 2018, lançamos o programa Powershift para estudar tecnologias que reduzam as emissões de carbono”, explicou.

Outra ação do programa da Vale foi o projeto de desenvolvimento da primeira locomotiva 100% elétrica da mineração brasileira e que está em fase de testes desde setembro no pátio da empresa na unidade de Tubarão, em Vitória (ES). O projeto é uma parceria com a Progress Rail, subsidiária da fabricante norte-americana Caterpillar, que fabricou a locomotiva na unidade fabril localizada em Sete Lagoas, Minas Gerais. O diretor de Engenharia da empresa, Sidarta Beltramim também participou do painel.

O novo modelo é movido a bateria e, além de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, diminuirá também a emissão de ruídos. Beltramim ressaltou o papel da Progress Rail em buscar alternativas para a fabricação de locomotivas movidas a gás natural e a bateria. “Atuamos ativamente na renovação da frota ferroviária brasileira com a reconstrução e revisão de locomotivas mais antigas – mais poluidoras do meio ambiente – , o que contribui diretamente para redução das emissões de carbono”, afirmou.

Ainda no painel, o engineering leader da Wabtec Corporation LatAm – fabricante de locomotivas e fornecedora de soluções digitais -, Rodrigo Venditti, destacou as características da locomotiva FLX Drive, solução a bateria da empresa. Para ele, o setor ferroviário sofreu uma revolução nos últimos 20 anos no aspecto de eficiência e as tecnologias de baterias foram um salto tecnológico em direção à redução das emissões de carbono. “No futuro próximo vamos alcançar o objetivo de descarbonização total do setor”.

 

Fonte: NT Expo Xperience – 26/11/2020