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ABIFER NA MÍDIA – São Paulo eleva investimento para PPP ferroviária Intercidades para US$ 2 bilhões

31.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: BN Americas
Data: 21/03/2022

O Departamento de Transporte Metropolitano do estado de São Paulo aumentou o capex para uma parceria público-privada para construir e operar o projeto ferroviário de passageiros Trem Intercidades para 10,2 bilhões de reais (US$ 2,04 bilhões) de 8,5 bilhões de reais, em meio a pressões de custo.

O contrato de concessão também aumentará de 30 para 35 anos, disse um porta-voz do Departamento de Transporte à BNamericas.

Embora o governo do estado não tenha dado as razões para o aumento do capex, a inflação no Brasil disparou e vários players do setor de infraestrutura reclamaram dos custos mais altos.

“A revisão do capex é natural, considerando o aumento dos preços em geral e a necessidade de evitar futuras discussões sobre reajustes contratuais”, disse Paulo Dantas, especialista em infraestrutura e project finance do escritório Castro Barros Advogados, à BNamericas, ressaltando que mesmo com aumento dos custos, se o projeto for bem estruturado, é provável que atraia operadores do setor privado.

O estado de São Paulo planeja publicar o edital da PPP em abril, em vez de março, como esperado anteriormente, devido à mudança de capex, disse o porta-voz.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Feroviária (Abifer), Vicente Abate, as pressões de custos que afetam o segmento ferroviário estão relacionadas principalmente aos preços do aço.

“A indústria em geral já estava se acostumando com um alto nível de inflação desde o ano passado, mas a guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe uma pressão inesperadamente severa sobre os preços do aço, que é um insumo importante para o setor”, disse Abate à BNamericas.

A primeira fase envolve uma linha de 101 km ligando a capital paulista à cidade de Campinas a nordeste, enquanto a segunda fase envolverá a extensão da linha até a cidade de Americana.

Do capex total, R$ 1,8 bilhão estão destinados à aquisição de material rodante, R$ 2,6 bilhões à modernização da linha 7 (rubi) e R$ 5,8 bilhões à infraestrutura, incluindo a nova linha.  Leia mais