Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

ABIFER Na Mídia: Sistema de transporte metroferroviário é econômico e sustentável

17.07.2018 | | Não categorizado

Fórum de Mobilidade ANPTrilhos acontece amanhã, em Brasília. Foto: Divulgação

Por ser um transporte rápido, seguro e não poluente, os usuários do transporte de passageiros sobre trilhos são mais produtivos. O sistema, além de mais econômico, é sustentável, resultando em economia de custos relacionada à poluição ambiental.

Nesta quarta (18 de julho), Brasília sediará o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, evento com o objetivo de debater propostas e ações voltadas à ampliação do transporte de passageiros sobre trilhos, além de apresentar a pauta sugerida pelo setor aos pré-candidatos à Presidência, que tem foco no desenvolvimento desse segmento, fundamental para a economia e desenvolvimento do país. O evento, com inscrições gratuitas, reunirá pré-candidatos à Presidência da República, especialistas, presidentes de operadoras e representantes de entidades.

O Fórum de Mobilidade ANPTrilhos conta com o apoio de entidades nacionais e internacionais, como a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER). E para abordar a importância do setor e do evento para o país, entrevistamos Vicente Abate, Presidente da ABIFER. Acompanhe:

Como a economia brasileira poderá se beneficiar com o transporte metroferroviário de passageiros?

Vicente Abate, presidente da ABIFER. Foto: Divulgação

Vicente Abate: Por ser um transporte rápido, seguro e não poluente, seus usuários tendem a ser mais produtivos, por demorarem menos tempo para chegar ao trabalho, casa ou lazer. Os custos devidos à poluição ambiental são infinitamente menores que os de transportes movidos à energia fóssil, enquanto que os custos decorrentes de acidentes com mortes e internações são próximos de zero.

Quais os avanços desse Sistema nos últimos anos e quais os caminhos a seguir com foco em um desenvolvimento sustentável?

Vicente Abate: A expansão do sistema tem acontecido, porém, com velocidade muito menor que a desejada e necessária. Por outro lado, a tecnologia aplicada pelas concessionárias na operação e manutenção de suas malhas compensa a infraestrutura insuficiente, por meio da maior produtividade em benefício de seus usuários.

Qual a importância de um evento como o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos para o país e a relevância do mesmo para a mobilidade brasileira?

Vicente Abate: A ANPTrilhos tem evoluído cada vez mais ao longo de sua breve existência. O Fórum de Mobilidade promovido pela entidade será um marco relevante para o mercado de transporte de passageiros sobre trilhos, que comprovará o acerto do trabalho desenvolvido pela associação, sempre em prol do setor.

A indústria metroferroviária brasileira está atenta aos objetivos da ANPTrilhos, que contribuem com seus produtos e serviços e para que as concessionárias atinjam a produtividade e competitividade necessárias, sempre com foco no excelente desempenho de suas operações.

Sobre o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos

Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, o objetivo do Fórum de Mobilidade é debater e propor ações voltadas à ampliação e modernização da rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil, segmento fundamental para a mobilidade dos cidadãos. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais, presidentes de operadoras, autoridades, governadores e pré-candidatos à Presidência da República.

A programação do evento contempla os pronunciamentos dos pré-candidatos à Presidência da República; a palestra “O Futuro da Mobilidade”, que será ministrada pelo jornalista André Trigueiro; e os painéis Déficit de Mobilidade sobre trilhos e soluções para acelerar os investimentos; Estruturação da mobilidade urbana e soluções para a sua integração e desenvolvimento; Bases para o desenvolvimento da mobilidade.

Serviço

Data: 18 de julho de 2018 (quarta-feira)
Horário: das 8h30 às 18h30
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, SHS Quadra 06 Lote 01, Conjunto A, Brasília/DF

Inscrições Gratuitas | CLIQUE AQUI E CONFIRME A SUA PARTICIPAÇÃO!
CLIQUE AQUI e acesse a Programação!
CLIQUE AQUI e confira os Palestrantes do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos!

Fonte: Fórum de Mobilidade
Data: 16/07/2018