Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

ABIFER parabeniza Metrô de São Paulo pelos seus 50 anos de excelência

24.04.2018 | | Não categorizado

A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), em nome de seu presidente, Vicente Abate, e sua diretoria, parabeniza a Companhia do Metropolitano de São Paulo na data de hoje, 24 de abril, pelos seus 50 anos de fundação e excelência em operação.

Apesar da fundação da companhia ter ocorrido em 1968, o metrô de São Paulo entrou em operação comercial somente em 14 de setembro de 1974. Hoje possui 6 linhas em operação (Linha 1 – Azul, 2 – Verde, 3 – Vermelha, 4 – Amarela, 5 – Lilás e 15 – Prata), transportando cerca de 4,6 milhões de passageiros por dia. É o sistema ferroviário mais carregado do Brasil, com 89,8 km de extensão e 79 estações, sendo 9 destas operadas pela ViaQuatro, do Grupo CCR.

Em 2010 o Metrô de São Paulo foi considerado o melhor sistema de transporte sobre trilhos da América Latina pelo The Metro Awards.

É também um dos serviços mais indispensáveis para a mobilidade urbana da Grande São Paulo, que é complementado por 260 km de trilhos metropolitanos operado pela CPTM.

Atualmente, a Companhia do Metropolitano de São Paulo está fazendo diversas extensões de linhas para suprir a demanda do transporte público.

O diretor-presidente do Metrô de São Paulo, Paulo Menezes Figueiredo, em discurso sobre os 50 anos da companhia. Foto: Peter Alouche

Pelo período da manhã, na estação Sé, houve uma solenidade com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o diretor-presidente do metrô, Paulo Menezes Figueiredo, outros ex-presidentes do metrô como o engenheiro Plinio Assmann, o presidente da AEAMESP, Paulo Machado, etc. Os executivos celebraram o aniversário da Companhia com uma orquestra sinfônica.

Fonte: ABIFER
Data: 24/04/2018