Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ABIFER presente na Semana de Tecnologia Metroferroviária

14.09.2023 | | Notícias do Mercado

Da esquerda para direita, Massimo Giavina (SIMEFRE), Vicente bate (ABIFER), Alberto Epifani (Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo), Luís Guilherme Kolle (AEAMESP), Fábio Siqueira (Metrô SP), Jean Pejo (ALAF-Brasil).

O presidente da ABIFER, Vicente Abate, participou da cerimônia de encerramento da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida entre os dias 11 e 14. A ABIFER é parceira da AEAMESP na realização do evento que, este ano, voltou a ser 100% presencial e contou com cerca de 1,1 mil participantes.

“A ABIFER se sente honrada e orgulhosa de poder participar da 29ª Semana de Tecnologia Metropolitana da AEAMESP. Estivemos em todas as edições anteriores e este evento sempre é marcado pelo seu conteúdo tecnológico, o que não foi diferente este ano. Tivemos apresentações técnicas de todas as empresas ferroviárias, sejam elas operadoras ou da indústria. A discussões agregaram muito valor à indústria ferroviária e aos outros agentes do setor”, afirmou Abate.

 

Com grande público, 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária trouxe importantes debates sobre inovação no segmento

 Com o tema “A inovação dos transportes passa pelos trilhos”, evento aconteceu de 11 a 14 de setembro

 Sucesso de público e temas empolgantes. Esse pode ser o resumo da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), que aconteceu de 11 a 14 de setembro, na volta do evento 100% presencial. Foram mais de 1,1 mil congressistas que tiveram a oportunidade de assistir a 183 palestrantes nos workshops, sessões, painéis, seminários, além da apresentação de quase 100 trabalhos técnicos, bem como visitar os seis estandes da METROFERR Lounge Experience. Este ano, 13 empresas apoiaram a semana, além do apoio de mídia de importantes veículos que têm, em suas pautas, o setor metroferroviário.

Com o tema “A inovação dos transportes passa pelos trilhos”, a STMF foi promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP). O evento contou com expressiva participação de profissionais do Metrô de São Paulo, CPTM, associações e empresas do setor. A STMF celebrou importantes patrocinadores é reconhecido como um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País. Durante a Semana também aconteceu a METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras e apoiadoras expuseram seus produtos, serviços e soluções.

A STMF reuniu presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também participaram representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

Antes do encerramento oficial, a 29ª STMF contou com as palestras de André Isper Rodrigues Barnabé, secretário executivo de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo. Em sua apresentação, falou sobre os investimentos do Estado no segmento. De acordo com ele, o Estado está buscando ativamente atrair mais investimentos privados, melhorando a eficiência dos serviços públicos. Explicoiu como devem ser colocados em práticas projeto como o Trem Intercidades, ampliação de linhas de trem e metrô, bem como outros modais.

Em seguida, e de Alberto Epifani, representando o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Marco Antonio Assalve, Epifani discorreu sobre as ações da pasta e, ao final, lembrou que o Brasil, especificamente São Paulo, tem, no mundo, a melhor relação de custo por quilômetro construído de linhas de trem e metrô. Conforme ele, “vale muio a pena investir em sistemas metroferroviários no País”.

Luis Kolle, presidente da AEAMESP, no encerramento da STMF, lembrou que, na data a Associação está completando 33 anos e o Metrô, 49. “Agradeço a todas as pessoas que se uniram lá em 1990 e que fazem parte da história da AEAMESP. Agradeço a todos os presentes e, em especial, aos presidentes da associação que me antecederam. Alguns estão aqui ou passaram pelo evento. Vocês também são responsáveis pelo sucesso deste evento que, em 2024, chegará a sua 30ª edição, que deve acontecer de 10 a 13 de setembro”.