Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

ANPTrilhos e Instituto CO2 Zero firmam convênio de cooperação técnica

11.09.2018 | | Não categorizado

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Gestão de Carbono – CO2 Zero (Instituto CO2 Zero) firmaram um Convênio de Cooperação Técnica, com o objetivo estreitar relações entre as entidades e desenvolver ações e parcerias em prol da mobilidade urbana sustentável.

O convênio prevê a elaboração de documentos de referência sobre o transporte de passageiros sobre trilhos e os benefícios ambientais. Os sistemas sobre trilhos emitem 60% menos CO2 em relação aos automóveis e 40% menos em relação ao ônibus.

“A ANPTrilhos defende a melhoria da qualidade ambiental das cidades através da adoção de sistemas de transporte não-poluentes, como é o caso do transporte de passageiros sobre trilhos. A parceria com o Instituto CO2 Zero fortalecerá as ações em prol da mobilidade urbana sustentável”, enfatiza a Superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

O presidente do Instituto CO2 Zero, Marcus Andrey Vasconcellos, destaca que “a parceria com a ANPTrilhos irá colaborar de forma objetiva com o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros por meio da migração do modal atual de transportes de passageiros que é altamente poluente, para um modal sobre trilhos que é de baixa emissões de GEE – Gases de Efeito Estufa, em respeito as pessoas, ao meio ambiente e a toda biosfera de nosso planeta”.

A ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, criada com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aprimoramento da mobilidade urbana sobre trilhos. A Associação congrega os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil, indústria e entidades do setor metroferroviário.

O Instituto CO2 Zero também é uma associação sem fins lucrativos, classificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), e colabora com a sociedade na migração para uma economia de baixo carbono, com o intuito de minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pelas emissões de CO2.

Fonte: ANPTrilhos
Data: 11/09/2018