Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Antiga estação vai abrigar museu ferroviário e espaço multicultural

26.06.2020 | | Notícias do Mercado

Inaugurada em 1907, a antiga estação ferroviária de Nova Odessa será transformada em um museu ferroviário.

 

Inspirando gerações através da memória ferroviária

Estação Ferroviária de Nova Odessa (Foto – Marcelo Rocha)

Inaugurada em 1907, a antiga estação ferroviária de Nova Odessa vai abrigar um museu ferroviário com biblioteca, área para ferromodelismo e um espaço multicultural que contará um pouco da história de formação da cidade e permitirá a realização de exposições e apresentações artísticas. O projeto, que faz parte do processo de revitalização da Praça José Gazzetta, será desenvolvido pela Associação Amigos do Museu Ferroviário Paulista, vencedora da licitação aberta pela Prefeitura. As intervenções devem começar em julho.

Cícero Edno (Diretor de Cultura), Benjamim Bill Vieira de Souza (Prefeito de Nova Odessa) e Alexandre Valdes (Presidente da ONG AMFP) na assinatura do contrato. (Foto – Prefeitura de Nova Odessa)

“Nossa ideia é criar um museu que seja referência e se torne um grande ponto turístico no Estado. Queremos mostrar a importância da ferrovia para o desenvolvimento de São Paulo, sua atual situação e como ela pode alavancar o crescimento social do país”, explicou Alexandre Valdes, presidente da associação criada em maio de 2017 por uma equipe multidisciplinar de pessoas apaixonadas por ferrovias.

“Inicialmente, faremos uma revisão no edifício e, em seguida, iniciaremos as melhorias para tornar o prédio mais seguro e próximo da configuração original”, adiantou Valdes.

Além de transformar a estação em um espaço de resgate histórico e cultural, a associação quer ampliar o potencial turístico da cidade, que voltou ao Mapa do Turismo Brasileiro em 2019 após seis anos. “Já temos diversas peças para o acervo do museu, incluindo documentos e objetos”, afirmou o presidente da associação.

CONTATO: Para doações de material ferroviário à Associação ou contribuir de outras formas com a formação do museu, entre em contato pelos telefones (11) 95551-3174 e (19) 99779-5570 e pelo e-mail: [email protected]

 

Fonte: ONG Amigos do Museu Ferroviário Paulista – Assessoria de Comunicação