Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ANTT divulga Relatório de Tarifas e Preços de serviços ferroviários em 2021

04.08.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Data: 02/08/2022

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, nesta segunda-feira (1º/08), o Relatório de Tarifas e Preços 2021. O Relatório de Tarifas e Preços apresenta, de forma agregada, as estatísticas descritivas dos valores praticados pelas concessionárias e subconcessionárias ferroviárias a título de tarifas de transporte e preços de operações acessórias no ano de 2021.

Trata-se de publicação pioneira, que, em conjunto com os simuladores de tarifas máximas permitidas, já disponíveis no site da Agência, propiciará maior transparência e comparabilidade sobre os valores praticados no âmbito dos serviços ferroviários outorgados por concessão e regulados pela ANTT.

Ao consultar o Relatório de Tarifas e Preços 2021, os usuários, prestadores de serviço e a sociedade terão acesso a valores médios cobrados pelos serviços ferroviários, considerando os diferentes tipos de mercadorias transportadas e a extensão dos fluxos de transporte realizados.

Ressalta-se que o conteúdo da publicação possui caráter meramente informativo e é integralmente obtido a partir dos dados enviados pelas concessionárias através do Sistema de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Ferroviário – SAFF, nos termos da Resolução ANTT nº 2.502/2007. Nesse sentido, eventuais diferenças entre as informações da publicação e de versões posteriores poderão ocorrer em virtude de retificações ou adequações promovidas pelas concessionárias, sob autorização prévia da ANTT.

Finalmente, importa ressaltar que a publicação poderá ser atualizada, por exemplo, por meio da inclusão de novas informações, gráficos e análises, tanto por um processo natural de aprimoramento, quanto para torná-la mais adequada aos objetivos a que se propõe.