Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ANTT integra comitiva que visita ferrovia que dá acesso ao Porto de Santos

30.01.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Gov.br
Data: 26/01/2023

Uma comitiva formada por representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Santos Port Authority (SPA) embarcou em um trem da MRS, nesta quinta (26/1), com o objetivo de acompanhar o andamento e conhecer de perto os projetos de soluções de integração operacional, garantia da capacidade e de mitigação de conflitos urbanos no acesso ao Porto de Santos.

Boa parte dos recursos aplicados nessas obras é oriunda da renovação antecipada do contrato de concessão da MRS, que foi aprovada e assinada em julho de 2022 pela ANTT, e prevê uma série de investimentos estruturantes para a logística ferroviária da Região Sudeste.

O portifólio de investimentos da MRS para a Baixada Santista será aplicado em construção de novos pátios ferroviários, ampliação dos pátios já existentes, modernização e instalação de novas estruturas de sinalização, instalação de um complexo de oficinas de vagões e locomotivas, posto de abastecimento e rotunda, além disso, uma série de investimentos de interesse público, como a construção de passarelas e muros de vedação de segurança no Guarujá, construção de viaduto na Vila dos Pescadores, em Cubatão, além das obras de drenagem em Santos com o objetivo de auxiliar o município na eliminação das enchentes na entrada da cidade.

Os projetos previstos para o acesso ferroviário ao maior porto da América Latina têm o objetivo de capacitar a malha ferroviária para suportar o crescimento dos volumes transportados, não somente pela MRS, mas também por outras ferrovias que acessam o cais santista. Em 2021, 51 milhões de toneladas passaram pelos trilhos da MRS em direção ao Porto de Santos. As projeções para 2056 é chegar na casa das 110 milhões de toneladas.

Todos esses investimentos possibilitarão que o volume de carga geral transportado na malha da MRS dobre e, também, que a empresa multiplique por 7 o volume transportado de todo o tipo de carga em contêineres ao longo das próximas décadas. Assim, a companhia contribuirá para uma maior diversificação da matriz logística nacional em linha com a intenção recém-divulgada pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, que é elevar a participação do modal ferroviário para 40% até 2035.