Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Após revitalização da Estação Ferroviária, Jundiaí firma convênio do Trem Intercidades

21.02.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Data: 17/02/2022

Concluída a restauração do prédio histórico da Estação Ferroviária de Jundiaí, apresentada nesta quinta-feira (17) pelo Governo do Estado e Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), outra iniciativa foi formalizada entre o Município e o Estado: o convênio para a implantação do Trem Intercidades (TIC), que terá uma parada em Jundiaí antes de seguir para São Paulo. A obra será feita em parceria com a iniciativa privada e tem orçamento previsto em R$ 10,5 bilhões para o traçado entre Campinas até São Paulo.

“Preservar a história da cidade – que cresceu a partir da ferrovia -, garantindo qualidade no serviço e segurança para os mais de 100 mil usuários que se utilizam deste modal de transporte diariamente é essencial para Jundiaí, que tem como meta não deixar ninguém para trás no seu desenvolvimento”, enalteceu o prefeito Luiz Fernando Machado. “Além de proteger o passado, estamos focados no futuro, com a assinatura do convênio com o Governo do Estado, a partir da Secretaria de Transportes Metropolitanos, para a colaboração mútua para o desenvolvimento das atividades e providências necessárias à implantação do projeto de concessão patrocinada do TIC Eixo Norte”, completou.

Prefeito Luiz Fernando Machado e Secretário Paulo Galli apresentam convênio firmado para a concessão do TIC

Em detalhes, o convênio prevê que o traçado estabelecido para o TIC Eixo Norte está alinhado com os Planos Diretores das cidades e com os projetos futuros para as áreas que receberão o traçado do novo modal de transporte. Em Jundiaí, os 17 pontos de intervenções identificados estão equalizados com projetos e soluções determinadas.

O secretário de Estado de Transportes Paulo Galli lembrou que o investimento é estimado em R$ 10,5 bilhões e o prazo de conclusão para todo o trecho é sete anos. “Temos o TIC, que é um trem diferenciado em seu padrão de transporte e que terá paradas em Campinas e Jundiaí, até chegar a SP. Ainda temos o Trem Intermetropolitano, que também agregará qualidade de serviços para as cidades ao longo do trecho, além da conhecida Linha 7 – Rubi, que está recebendo a entrega da restauração da Estação”, explicou.

Restauro da Estação Ferroviária garante qualidade para os usuários do sistema de transporte

Compareceram ao evento gestores municipais, o presidente da CPTM, Pedro Moro, além de autoridades da Região Metropolitana de Jundiaí e o deputado federal Miguel Haddad.