Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Artigo: Nós Somos o Trânsito – Maio Amarelo

21.05.2018 | | ABIFER News

Por Roberta Marchesi

Dotar as cidades de uma rede eficiente de mobilidade é um dos grandes desafios dos centros urbanos brasileiros. O deslocamento de pessoas em busca de bens, serviços, oportunidades de qualificação, empregos e lazer, acarreta, nas diversas capitais e regiões metropolitanas, bolsões com grandes concentrações populacionais.

A notória densidade urbana demanda, com urgência, a busca por um planejamento de transporte que priorize a harmonia e a agilidade no deslocamento de pessoas e de bens, com eficiência, qualidade e, principalmente, segurança, visando reduzir o alto contingente diário de mortos e feridos graves no trânsito.

A 5ª edição do Movimento Maio Amarelo chega com um tema que fomenta a discussão em busca de soluções que possam unir todos os atores envolvidos nesta árdua tarefa. A ANPTrilhos, que representa os operadores metroferroviários brasileiros e seus mais de 10,8 milhões de passageiros diários, acredita que esta solução passa, necessariamente, pela eficiência e integração dos diversos sistemas de transporte, sejam eles individuais ou coletivos.

Dentre as estratégias para a melhoria e o aperfeiçoamento da mobilidade, as iniciativas públicas e privadas deveriam voltar sua atenção para o gerenciamento e integração do transporte de massa. Só com a criação de verdadeiros corredores estratégicos, de alta capacidade e dotados de uma adequada integração com os demais modos, se pode dotar as cidades de uma verdadeira rede eficiente de transporte, garantindo a agilidade e segurança dos deslocamentos.

Os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos estão dando a sua contribuição diária para a redução do número de acidentes e preservação da vida humana, promovendo o transporte de forma segura e eficiente. Além disso, por serem sistemas de alta capacidade de transporte, os sistemas sobre trilhos contribuem ainda com a retirada de mais de 1,1 milhão de carros e 16 mil ônibus diários das ruas, nas cidades onde estão implantados. Sem congestionamentos e acidentes e com grande benefício ambiental, os trilhos urbanos proporcionam rapidez nos deslocamentos e reduzem os tempos de viagens dos cidadãos.

Nesse sentido, a ANPTrilhos reafirma o seu apoio ao Movimento Maio Amarelo continuando com sua missão de desenvolver o modal sobre trilhos, porém trabalhando sempre para promover a integração e intermodalidade com todos os demais meios de transporte.

Roberta Marchesi é Superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos)

Fonte: ANPTrilhos
Data: 16/05/2018