Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

As ferrovias sob a ótica do agronegócio

27.11.2020 | | Notícias do Mercado

Outro destaque desta quarta-feira da NT Expo Xperience foi o painel sobre a influência do agronegócio no setor ferroviário brasileiro, que contou com a presença de mais três nomes relevantes do mercado: o diretor executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira; o consultor de inteligência estratégica do Instituto de Engenharia de São Paulo, Jorge Hori; e o engenheiro eletrônico sênior e consultor de sistemas metroferroviários, Sergio Lombardi.

Segundo Ferreira, o debate sobre este tema é fundamental, já que o agronegócio nacional é um dos responsáveis pelas maiores movimentações de cargas do setor ferroviário brasileiro. “Principalmente de 2013 para cá, quando a movimentação de cargas pelo modal atingiu mais de 10 milhões de toneladas por ano”, disse.

Diante deste cenário, Hori alerta para a necessidade da realização de novos investimentos no setor e de uma nova estratégia logística capaz de atender aos anseios do agronegócio de maneira mais eficaz. “Por exemplo, atualmente, enfrentamos muitas dificuldades com relação ao escoamento de grãos para os portos do país, que não encontram rotas ferroviárias adequadas para recebê-los, por mais que o modal tenha se mostrado a melhor e mais acertada alternativa em muitas ocasiões. Hoje, o Brasil precisa pensar em uma logística mais eficiente para esse grande mercado que é o agronegócio”, afirmou.

Para finalizar, Lombardi defende o Projeto Brasil, documento elaborado pelo Instituto de Engenharia que contém uma proposta técnica de ocupação sustentável do território nacional pela ferrovia associada ao agronegócio. O estudo propõe o investimento na ampliação do transporte ferroviário, com integrações hidroviárias e rodoviárias que viabilizem o escoamento eficiente de grãos e outros produtos do agronegócio pelo modal. “Para viabilizá-lo, precisamos, primeiro, ter uma infraestrutura adequada. Depois, um material rodante de qualidade. E, por fim, um sistema bem planejado e implementado, com tudo definido de forma clara”, concluiu.

 

Fonte: NT Expo Xperience – 25/11/2020