Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Associadas ABIFER terão palestras durante a Semana de Tecnologia Metroferroviária

13.09.2021 | | Notícias do Mercado

Entre 14 e 17 de setembro acontece a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), que este ano tem como tema central Trilhos para um futuro sustentável”, debatendo a atual realidade e as expectativas para o setor.

Durante o evento acontecerão palestras com representantes de importantes empresas do setor, entre elas algumas associadas da ABIFER, abordando cenários atuais e futuros para o segmento de transporte sobre trilhos.

Para realizar a inscrição para a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, clique aqui.

Para conhecer a programação completa do congresso, clique aqui.

 

A seguir, a agenda com as participações das associadas ABIFER

Dia 15 de setembro, quarta-feira:

– 9h – CAF: Digitalização da Manutenção do Material Rodante: não é apenas uma questão de análise preditiva

Palestrante: Sergio Pinheiro, Head of Commercial Department – CAF Brasil Rail Services

Abordagem: Breve visão dos prós, contras e estado da arte do diagnóstico preditivo. O que mais a digitalização pode trazer para a manutenção do material rodante? Casos de sucesso de digitalização além do diagnóstico preditivo.

 

– 15h – ALSTOM: Projeto Trem Maya – México

Palestrante: Ricardo Ochoa, diretor de Projetos

Abordagem: Conheça o Projeto Ferroviário Trem Maya no México e as soluções da Alstom no transporte de passageiros com conexões entre cidades

 

-16h – voestalpine Railway Systems: Tecnologias aplicadas em AMV com foco no aumento da disponibilidade e na redução do life cycle cost

Palestrante: Rafael Melero de Carulice, gerente de Engenharia

Abordagem: Devido à necessidade crescente do aumento da eficiência operacional, surge a necessidade do aumento da disponibilidade do ativo e consequentemente a necessidade de redução da frequência de manutenção, assim como de intervalos cada vez menores para a execução desta. Dentro deste contexto, abordaremos tecnologias para aumentar a disponibilidade nos AMVs e que contribuam para a redução do life cycle cost.

 

– 16h – AEROM:  Sessão Novas Tecnologias e o Futuro da Mobilidade – Contará com a participação de Marcus Coester, CEO da Aerom

Palestrantes:

Aliandro Ribeiro – Diretor técnico corporativo de material rodante e operação na BYD Brasil

Antonio Marcio Barros Silva – Gerente de Operações do Metrô de São Paulo

Daniel Pires da Silveira Loureiro – Gerente de operações da Linha UNI – Linha-6

Marcus Coester – CEO da AEROM

Ueric Melo – Engenheiro de aplicação e gestor de privacidade da Genetec

A moderação do painel é realizada por Felipe Copche, engenheiro no Metrô de São Paulo e vice-presidente de administração e finanças da AEAMESP.

Abordagem: Esforços na redução dos custos operacionais de uma linha de transporte de passageiros são necessários para aumentar a atratividade de investimentos para a expansão da rede. Neste painel serão abordados aprimoramentos na gestão operacional das linhas, ganhos com a maior automação da operação, redução do consumo de energia, digitalização, coleta de dados e segurança cibernética, inovação em sistemas diversificados de transporte, integração de redes e o aprimoramento da mobilidade nas cidades.

 

– 17h – VOITH: Serviços ferroviários, inovação e sustentabilidade

Palestrantes: Adelson Martins, vice-presidente de Vendas da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo América do Sul e Leonardo Barbero, gerente de Pós-Vendas e Engenharia de Aplicação para o Mercado Metroferroviário da Voith Turbo América do Sul

Abordagem: A manutenção da disponibilidade dos veículos ferroviários por meio de serviços personalizados e soluções de serviço inteligente, como parte do negócio, contribui para a máxima eficiência na operação e inovação por meio de tecnologias e soluções customizadas.