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Áudio – Linha 20-Rosa do Metrô do ABC terá licitação do projeto básico em 2023, diz Silvani

10.02.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte

Data: 10/02/2022

A linha 20-Rosa do Metrô, planejada para ligar a região da Lapa (estação Santa Marina), na zona oeste da capital paulista, à Santo André (estação prefeito Saladino, ao lado do terminal de ônibus rodoviários) deve ter o projeto básico licitado somente em 2023.

A informação é do presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022, após se encontrar com prefeitos do ABC.

“A licitação da obra vai depender do desenvolvimento do projeto básico e da disponibilidade dos recursos financeiros na oportunidade. É como subir uma escada, não dá para pular degrau que vai cair. Será um degrau de cada vez, mas com muita fundamentação, muita responsabilidade para não ter esqueleto de obras paradas pelas cidades. Nossa expectativa é para 2023 conseguir licitar o projeto básico. Vai depender desse trabalho para que a gente possa ter obra e também da disponibilidade de recursos, tanto pode ser recurso público quanto recurso privado.” – disse

Os representantes do Governo do Estado apesentaram o traçado estimado da linha, que pode ter pequenas alterações no desenvolvimento do projeto, segundo Silvani.

A Linha 20-Rosa terá uma extensão aproximada de 33 quilômetros, com 25 estações e dois pátios de manutenção, entre as estações Santa Marina e Santo André, passando também pelas regiões da Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Rebouças, Moema, Cursino e São Bernardo do Campo, com conexão direta a diversas linhas de transporte sobre trilhos. Atualmente, o Metrô desenvolve o projeto funcional (primeiro projeto de uma linha) e estudos auxiliares, como Investigação Geotécnica e Sondagens.

É o primeiro projeto de metrô de alta capacidade para a região. A linha 18-Bronze seria apenas um monotrilho, de menor capacidade, que desde 2012 nunca saiu do papel, sendo substituída por um projeto de BRT (Bus Rapid Transit), que tem capacidade e velocidade superiores às de um corredor de ônibus comm. Entretanto, apesar da promessa de início para novembro de 2021, as obras do BRT ainda não começaram.

Como mostrou o Diário do Transporte, o Metrô de São Paulo informou que contratou a elaboração do Financial Advisory, que é o estudo do modelo econômico-financeiro e jurídico para a implantação da Linha 20-Rosa.

A contratação foi feita em 29 de dezembro de 2021. O contrato assinado com o Consórcio Logit-QueirozMaluf-Almeida&Fleury-EGT deverá ser concluído em até nove meses.

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