Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Avança a vacinação contra a Covid-19 nos profissionais metroferroviários

24.06.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: ANPTrilhos
Data: 22/06/2021

Estão recebendo a 1ª dose da vacina os profissionais que atuam nos sistemas de metrô, trem e VLT do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte

A vacinação dos profissionais que atuam nos sistemas de metrô, trem urbano e Veículo Leve sobre Trilhos contra a Covid-19 está avançando no Brasil. Nos últimos dias foram vacinados os profissionais da Trensurb, operadora de trens da Região Metropolitana de Porto Alegre, que atuam nas cidades de Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Porto Alegre; e os profissionais das superintendências da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Belo Horizonte, João Pessoa e Natal.

Os profissionais do setor estão recebendo a vacina com emoção:

“É uma felicidade imensa ter tomado a vacina. Nós metroviários sempre estivemos ao lado da população, transportando nossos heroicos profissionais da saúde e demais trabalhadores. Temos orgulho em reconhecer que somos essenciais e que cumprimos com a honradez nossa responsabilidade para com toda a população! Que a nossa determinação seja redobrada para seguir fazendo a nossa parte, usando máscara, praticando o distanciamento social e estimulando nossos passageiros para que façam o mesmo! ”
Josemar de Souza Matos, Assistente Condutor da CBTU Belo Horizonte

“Como ferroviários e trabalhadores da linha de frente do transporte público, sabemos da nossa importância e que não podemos parar. Essa imunização veio a reforçar ainda mais a vontade de ajudar quem mais precisa da mobilidade, a população. A nossa luta não acabou, mas, aqui está mais um guerreiro que não se dá por vencido e junto com vocês irá lutar incansavelmente por dias melhores e dizer que vencemos e erradicamos para sempre o Covdi-19 do mundo. ”
Arinaldo Santos, da CBTU João Pessoa

“O sentimento maior foi de esperança. A vacinação é uma ação concreta de superação da pandemia e nos faz acreditar que daqui para frente as coisas vão melhorar.”
Daniela Rosas, Assistente Social da CBTU Natal

“É uma satisfação muito grande, estou muito feliz. Demorou bastante para chegar, eu já estava bastante ansiosa para esse momento”.
Jaqueline da Silva, Operadora de Trens da Trensurb

“A expectativa era grande, até porque eu moro com pessoas idosas e nós trabalhamos em um ambiente em que sempre se tem contato com muitas pessoas. Agora é um sonho que se realizou”.
Guilherme Ribeiro, Técnico de Manutenção da Trensurb em Novo Hamburgo

“Temos que pensar na saúde de todos. Então, é um ato em que tu vais ajudar a conter a pandemia pensando nos outros”.
Tiago Zulian, Arquiteto da Trensurb

“É muito importante nos vacinarmos, menos um foco de transmissão e tranquilidade para nós, para a família e para o trabalho aqui”.
Rafael Souza, Operador de Trens da Trensurb

“É de extrema importância para todos nós. Todos os colegas vacinados hoje vão estar mais confiantes para seguir trabalhando com segurança. ”
Valdir Sprenger, Técnico em Eletrotécnica da Trensurb em São Leopoldo

Evolução da vacinação

O transporte público é um serviço essencial e seus profissionais foram incluídos na lista prioritária da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, mas cabe aos Estados e Municípios definir a ordem da imunização.

As equipes do setor metroferroviário começaram a receber a primeira dose da vacina em maio, iniciando em Porto Alegre, seguida de São Paulo, Maceió, Salvador, Recife e Região Metropolitana, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Belo Horizonte, João Pessoa, Natal, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

No Rio Grande do Sul, cerca de 500 metroviários da Trensurb já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Lembrando que um terço dos mais de 1000 funcionários da empresa tem mais de 60 anos, focamos em vacinar os abaixo desta idade, em razão de que os acima de 60 já estavam sendo priorizados no calendário das idades, da mesma forma que as pessoas com comorbidades. Iniciamos pelos seguranças, pessoal das estações e, na última sexta-feira, abrangemos todos os setores, nos tornando a primeira empresa metroviária do país a atingir esse objetivo”, explica Luis Eduardo Fidell, Diretor de Operação da Trensurb e Vice-Presidente de Tecnologia da ANPTrilhos.

Em São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos fez um balanço no dia 09 de junho e informou que 81% dos trabalhadores do Metrô, da CPTM e da EMTU já foram vacinados com a primeira dose contra covid-19.

“A ANPTrilhos solicitou a todos os Estados e Municípios onde os sistemas sobre trilhos operam a inclusão dos profissionais do setor na priorização da vacinação e os operadores realizaram parcerias com as prefeituras, possibilitando a imunização das equipes. O transporte é um serviço essencial que não parou desde o início da pandemia e importante que as pessoas que atuam neste setor sejam imunizadas para ficarem protegidas e garantirem o atendimento à população que precisa utilizar o transporte público todos os dias”, destaca a Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.