Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

BNDES assina acordo com EPL para estruturar projetos de transporte

11.09.2018 | | Notícias de Mercado

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram na noite desta segunda-feira (10) um acordo de cooperação técnica para a elaboração de estudos para o setor de transportes. Os projetos estruturados devem viabilizar novas contratações do governo federal, seja pelos modelos de concessão e parcerias público-privadas (PPPs) ou por outros formatos que serão analisados.

A parceria priorizará projetos com capacidade de resolver problemas de infraestrutura que restringem a capacidade produtiva do país.

O presidente do BNDES, Dyogo de Oliveira, informou que o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil já pré-selecionou, com o Ministério do Planejamento, dez projetos de rodovias que somam 5.679 quilômetros. Ele ressaltou que essa extensão equivale ao total de malha rodoviária já concedida no país.

O acordo de cooperação também valerá para os empreendimentos do segmentos ferroviário, dutoviário, aquaviário e aeroviário.

Dyogo e o presidente da EPL, Jorge Bastos, disseram, em solenidade reservada na sede da estatal, que a parceria buscará resolver principalmente os problemas de falta de qualidade dos projetos de infraestrutura e dos modelos de contratação que têm levado concencionárias ao colapso financeiro.

“Tudo o que é feito às pressas acaba não dando certo. Isso tende a ser resolvido, agora, porque vamos antecipar essa etapa”, disse Bastos.

Fonte: Valor Econômico
Data: 10/09/2018