Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Candidatos ao GDF afinam propostas no último debate; confira

05.10.2018 | | Não categorizado

O debate entre candidatos ao Governo do Distrito Federal, realizado pela TV Globo na noite de terça-feira (2), destacou as propostas dos candidatos a diversos temas centrais para a capital. Além das trocas de farpas, os políticos detalharam as linhas de ação.

Temas como saúde e habitação foram frequentemente abordados, assim como segurança e geração de emprego. Veja os destaques das propostas:

Empreendedorismo

Ibaneis (MDB) pretende isentar o ICMS para micro e pequenas empresas, a intenção é estimular a geração de empregos com a redução de tributos.

Miragaya (PT) prometeu aumentar o salário mínimo em 30%, tendo um piso regional compatível ao PIB do DF.

Transporte

O candidato Miragaya (PT) criticou a infraestrutura do DF, colocando o investimento em mobilidade como uma das soluções. O petista defende a ampliação de corredores exclusivos para transporte coletivo enquanto a maior parte das Regiões Administrativas ainda não possuem metrô.

Eliana Pedrosa (PROS), defendeu a construção de viadutos, que também ajudaria na construção civil, além da ampliação da linha de trem até Formosa.

Rollemberg (PSB) lembrou que as obras do expansão do Metrô já estão em andamento, e prometeu a ampliação do BRT até a Ceilândia.

Fátima Sousa (PSOL) propôs além da ampliação do metrô o investimento em obras de ciclovias e uma revisão nos contratos de transporte, contra irregularidades. A candidata defendeu ainda ampliação do passe livre para estudantes do entorno.

Educação

Eliana Pedrosa defendeu a ampliação do número de creches, com gerenciamento de demanda por meio do cadastro de nascidos do SUS. A candidata defendeu também a realização de cursos profissionalizantes coordenados pela Secretaria do Trabalho, de acordo com as demandas do mercado, dentro da escola, para que os alunos não precisem se deslocar.

Rogério Rosso (PSD) prometeu firmar parcerias para realizar cursos profissionalizantes no ensino médio. O candidato pretende ainda criar uma “faculdade distrital”, com professores da fundação, no contraturno, como alternativa para jovens que não tem condições de pagar pelo ensino superior. Além disso, prometeu investir em tablets aos alunos da rede pública.

Alberto Fraga (DEM) propõe que as cinco escolas com pior desempenho nas avaliações tenham direção convertida para a militar.

Habitação e ocupação do solo

Rosso afirmou que se eleito, a Agefis será extinta e os fiscais remanejados para as administrações regionais.

Rollemberg (PSB) prometeu “fortalecer” a Agefis e continuar combatendo a grilagem de terra e regularizando as áreas passíveis.

Saúde

Fátima Sousa propõe a criação de uma “câmara permanente” de administração para a transparência nos investimentos na área de saúde.

Miragaya (PT) defendeu que um órgão gestor das regiões que compõem o entorno do Df possa auxiliar na gerência de serviços públicos, incluindo a saúde, que são prestados também a moradores das regiões.

Segurança pública

Eliana Pedrosa (PROS) defendeu a ampliação do efetivo policial e garantia do funcionamento das delegacias durante 24 horas, além do investimento em inteligência.

Miragaya (PT) afirmou ser importante o investimento na prevenção ao crime, com trabalho intensificado na educação e preparo para o mercado de trabalho.

Fonte: Destak Jornal
Data: 03/10/2018