Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

CBTC na Linha 3-Vermelha do Metrô fica para dezembro

28.07.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 26/07/2022

O prazo para instalação do CBTC, novo sistema de sinalização na Linha 3-Vermelha do Metrô, teve mais um adiamento. Segundo o mais novo relatório de empreendimentos da companhia datado do mês de junho, a funcionalidade que deve reduzir o intervalo de trens entre Itaquera e Barra Funda deve operar em dezembro de 2022.

A nova tecnologia está sendo implantada na Linha 1-Azul, com operação aos finais de semana com passageiros. O mesmo CBTC já está operacional nas Linhas 2-Verde, por meio do mesmo contrato com a Alstom, além de ser usado nas Linhas 4-Amarela, 5-Lilás e monotrilho da 15-Prata.

Entenda o “CBTC”

Os sistema oferece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.

Especialistas apontam o modelo de gestão das composições como solução para automatizar a movimentação dos trens, e integração do sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.

No caso das linhas 1 e 3 do metrô de São Paulo, o CBTC esta sendo implantado de forma a integrar outros sistemas como por exemplo, de transmissão digital,  monitoração eletrônica,  multimídia, controle de portas de plataforma e apoio à manutenção.